

Índios guaranis, que habitam na Aldeia Araçaí, em Piraquara, receberam no último final de semana roupas e agasalhos doados pelos servidores da UFPR, que participaram da campanha organizada pela Imprensa Universitária da Instituição. A comunidade, distante a 50km de Curitiba, sobrevive basicamente de doações e com recursos do Programa Bolsa Família, do Governo Federal.
Os habitantes da aldeia, que é composta atualmente por 90 índios, mantêm tradições e rituais vividos pelos ancestrais, como a prática de caça e pesca, e os rituais de danças e cura dos doentes. Eles dançam e cantam diariamente ao som de um violão e de outros instrumentos musicais feitos artesanalmente. O índio e um dos professores da aldeia, Gilmares Guilherme da Silva, explica que existem vários tipos de danças e que elas são realizadas para buscar fortalecimento e para agradecer pelo “pão de cada dia”.
Segundo Fátima Kuchler, uma das colaboradoras que visitou a tribo para levar as doações, a sensação de fazer o bem é muito gratificante. “Na Imprensa sempre buscamos formas de fornecer ajuda a quem precisa. As próximas doações serão para o Hospital Erasto Gaertner e para uma associação que presta assistência a crianças vítimas de abandono”, afirmou Fátima. Os interessados em fazer doação de roupas, cobertores e alimentos podem entrar em contato pelo telefone 3313-2006.
ACS, com informações da PRA.