III Seminário do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação para as Relações Étnico-raciais ErêYá acontece de 27 a 29 de outubro

26 outubro, 2022
09:30
Por
0
Evento

Nos dias 27, 28 e 29 de outubro de 2022 ocorrerá o III Seminário do grupo de Estudos e Pesquisas em Educação para as Relações Étnico-raciais ErêYá. A proposta é refletir sobre como a pesquisa e a extensão podem contribuir para a produção de uma educação antirracista, democrática e comprometida com os direitos humanos. Será apresentada a produção acadêmica das/os participantes do grupo em diálogo com os/as participantes.

O evento contará com: conferência, Sessões Temáticas, Minicursos e oficinas. Além disso haverá a entrega do Prêmio Diva Guimarães momento em que condecoramos uma criança e uma mulher que contribuem para a construção de uma sociedade igualitária, também contaremos com lançamento de livros e outras atividades culturais. O evento que será realizado no Setor de Educação da UFPR, faz parte da proposta do Negritude UFPR 2022, que conta com uma programação direcionada aos movimentos negros.

Para mais informações, acesse o site do evento.

Contatos: negritudeufpr@ufpr.br

Negritude UFPR 2022

O Negritude UFPR, que acontece desde 2015, é realizado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e organizado pela Superintendência de Inclusão, Políticas Afirmativas e Diversidade (Sipad/UFPR), em parceria com a Coordenadoria de Cultura (COC/UFPR) e o Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE/UFPR). A comissão organizadora também conta com alunes da Universidade, instituições parceiras, setores, grupos e coletivos da comunidade acadêmica da UFPR e dos movimentos negros da sociedade civil organizada.

São 27 eventos já cadastrados, incluindo a abertura que acontecerá no dia 12 de novembro de 2022, com a marcha do orgulho crespo.

O Movimento Orgulho Crespo é um movimento nacional, iniciado em São Paulo. Em Curitiba a Marcha do Orgulho Crespo – MOC acontece desde 2016, uma das pioneiras no movimento. E conta com o apoio da UFPR a partir do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros NEAB-UFPR desde a sua primeira edição. O objetivo do evento é proporcionar a reflexão sobre o racismo estético que afeta a construção de subjetividades, empregabilidade, a marcha tem o intuito de denunciar o racismo e também de conscientizar a população em geral e oferecer momentos de troca de informações, técnicas e cuidados para a população negra de Curitiba e região.

A organização da MOC em Curitiba a Marcha é composta por 3 momentos:

Pela manhã (9h-12h), a proposta inclui atividades para crianças e responsáveis sobre cuidado com crespos. Atividades práticas com tecidos, pintura facial, desenhos com temática negra, teatro, contação de histórias, e desfile de Penteados Afro. Neste ano de 2022, além dessas atividades, terá uma Encontro de Trancistas no Espaço do Penteado Afro, com inscrição prévia e certificado, além de oficina de dança para todas as idades. 

No início da tarde (13h), haverá a concentração para a caminhada na Boca Maldita e o percurso termina com um grande show na Praça Santos Andrade com artistas negros e negras de Curitiba.

Confira a programação completa nas redes sociais do evento: @marchaorgulhocrespocwb.

Mais informações sobre o Negritude UFPR: SIPAD UFPR.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]