Nesta edição da jornada bianual, haverá a participação do professor Dr. Mauro Cavaliere, da Universidade de Estocolmo, referência fundamental para os estudos sobre ficção histórica em Língua Portuguesa. Também integra a programação a escritora Maria José Silveira, autora de diversas obras que se inscrevem na modalidade ficção histórica como “A Mãe da Mãe de sua Mãe e suas Filhas”.
As palestras abrangem temas como autoritarismo e resistência na ficção; exilados político; violência, repressão e censura; AI-5; representações literárias das experiências infantis durante a ditadura cívico-militar; memória ditatorial; luto/a em narrativas em tempos de autoritarismo. A programação também inclui leituras e discussões sobre romances como O Rajá de Pendjab, de Coelho Neto e Ubirajara, de José de Alencar.
A coordenadora do evento, professora Marilene Weinhardt, destaca que o objetivo é apresentar e discutir os projetos desenvolvidos pelos membros do grupo de pesquisa e trazer pesquisadores cujos interesses acadêmicos estão em diálogo com a ficção histórica. Posteriormente, os textos e discussões poderão ser publicados em volume, assim como já ocorreu em edições anteriores.
As inscrições permanecem abertas até as vésperas do evento e toda a programação será transmitida pelo canal do YouTube do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFPR), com possibilidade de interação via chat.
Confira abaixo a programação completa.
III Jornada de Estudos sobre a ficção histórica “Trânsitos do passado e do presente”
Data: 22 e 23 de novembro
Inscrições: aqui
Transmissão: Canal do PPG-Letras da UFPR no Youtube
Por Comunicação PPG-LETRAS/UFPR