logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Idealizado por professor e mestranda da UFPR, projeto lança coleção de clássicos da literatura para crianças

capa_frank
Imagem: Divulgação Make Believe

Já imaginou poder ler para crianças de 0 a 5 anos de idade grandes clássicos da literatura como Romeu e Julieta e Oliver Twist? Esta é a proposta apresentada pelos especialistas em ensino de línguas Ron Martinez, professor do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas (Delem) e coordenador Pedagógico no Inglês sem Fronteiras da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Candy Palma, mestranda em Letras – Inglês. Eles criaram a série Clássicos para Pimpolhos e as quatro primeiras obras desta coleção são Oliver Twist, Moby Dick, Romeu e Julieta e Frankenstein totalmente adaptadas para os pequenos leitores.

Os livros estão à venda em formato de e-book (livros em formato digital) na Amazon em seis idiomas (português, inglês, espanhol, francês, italiano e alemão). Até o dia 28 de outubro, os autores disponibilizarão o download gratuito das obras em todos os idiomas.

De acordo com Candy Palma, idealizadora do projeto Make Believe, a interação das crianças com a história é muito importante para o desenvolvimento da linguagem e da inteligência. “Percebemos que o mercado editorial subestima muito os pequenos leitores, que podem e devem ter exposição à estrutura narrativa das histórias, em vez de ficar limitados ao antigo formato uma imagem – uma palavra por página”.

Os protagonistas dos livros da séria Clássicos para Pimpolhos são representados por animais, o que aproxima ainda mais as crianças das histórias. Os elementos narrativos característicos destes clássicos também fazem parte das adaptações da série. “No entanto, mesmo os momentos trágicos foram representados de forma que os adultos – pais ou educadores – possam lê-los com descontração e para que as crianças possam assimilá-los de maneira tranquila”, completa Candy.

Além de proporcionar a leitura de obras de destaque da literatura mundial para os pequenos, os Clássicos para Pimpolhos trazem em suas narrativas ensinamentos importantes para a formação de cidadãos conscientes, como por exemplo, o respeito à diversidade e o direito dos animais.

Make Believe

O projeto Make Believe é formado por profissionais bilíngues que visam disseminar o amor pela leitura desde a primeira infância. Para tanto, além da publicação dos próprios livros infantis, também promovem contações de histórias e peças de teatro em inglês. Essas apresentações recontam clássicos da literatura infantil de países anglofônicos, contextualizando o idioma de forma divertida e culturalmente rica. Para conhecer melhor o trabalho realizado pelo Make Believe, acesse o site makebelievemb.com. Em seu site, o projeto também oferece materiais de apoio, dicas sobre como abordar a leitura com crianças em faixa etária de 0 a 5 anos, desenhos para colorir, máscaras, dedoches, entre outros materiais.

Por Projeto Make Believe

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...