logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

I Workshop sobre Regularização Fundiária tem início na UFPR

Foto: Marcos Solivan
Foto: Marcos Solivan

Teve início, nesta quinta-feira (20), o I Workshop sobre Regularização Fundiária. O evento faz parte da GeoWeek – V Semana Acadêmica de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura da UFPR. A abertura aconteceu pela manhã, no Auditório do Prédio de Administração do Centro Politécnico.

“Regularização fundiária é fundamental em qualquer estado, principalmente no estado brasileiro. Nós temos muitas terras, somos continentais e não conhecemos o nosso terreno”, afirmou Pedro Luis Faggion, vice-diretor do Setor de Ciências da Terra e coordenador geral do evento.

Segundo Faggion, o objetivo do workshop é discutir com a comunidade as teorias da geodésia e das geociências, importantes para a regularização fundiária. “Como vamos projetar, dividir as terras, colocar a população em suas casas, se não sabemos o que temos? A ideia é conhecer a base cartográfica que envolve o município e o estado, quais os verdadeiros proprietários dessas terras, para fazer uma distribuição correta e justa”, avaliou.

Representantes dos Conselhos Regionais de Engenharia e Agronomia de todos os estados brasileiros participam do evento, que vai até esta sexta-feira (21).

Participaram da mesa de abertura do Workshop o vice-reitor em exercício da Reitoria da UFPR, Rogério Andrade Mulinari; o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Paraná, Joel Krüger; o coordenador nacional das Câmaras Especializadas de Engenharia e Agrimensura, Léu Soares de Oliveira; o vice-presidente da Associação Brasileira do Engenheiros Cartógrafos do Paraná, Luiz Octávio Oliani; e o diretor-presidente da empresa júnior Azimute, Breno Corrêa Bueno.

Veja mais fotos do evento no Flickr da UFPR.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...