

Aproximadamente 300 pessoas compareceram na manhã de sexta-feira, (01/03) na “I Conferência Livre do Fórum Estadual de Educação ─ PR”. Realizada no Teatro da Reitoria, a conferência iniciou com as boas-vindas do reitor Zaki Akel Sobrinho. “O Paraná tem muito a falar sobre a Educação e já conseguimos ver a ampliação de possibilidades na área, da creche à pós-graduação”. Compondo a mesa de debates, a diretora do Setor de Educação, professora Andrea Caldas destacou o significado histórico do momento. “Estamos estabelecendo um elo à corrente construída antes de nós”, disse, lembrando que a luta pela Educação remonta ao ano de 1932.
Promovida pelo “Fórum Estadual de Educação do Paraná” a “Primeira Conferência Livre de Educação” tem como foco a promoção dos debates preparatórios às conferências municipais, intermunicipais, estadual e nacional de Educação para o Fórum Nacional de Educação (Conae-2014). Na pauta, a mesa de debates sobre “A Conferência Nacional de Educação: O Plano Nacional de Educação e o Regime de Colaboração” com a presença do secretário executivo adjunto do MEC e coordenador do Fórum Nacional de Educação Francisco das Chagas Fernandes; do professor da UFPR Ângelo Ricardo de Souza e da representante da Secretaria de Estado da Educação do Paraná Andrea Barbosa Gouveia. Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.educacao.ufpr.br/?q=node/438.
Avanços ─ Para o representante do MEC Francisco das Chagas Fernandes, a educação brasileira passa por uma fase de avanços. Nesse sentido, citou a expansão das universidades públicas; a implantação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb); a reformulação do piso salarial dos professores e outros. “O próximo Conae discutirá um planejamento para a Educação nos próximos dez anos”, considerou.
A professora Andrea do Rocio Caldas explicou que esta mobilização está sendo realizada em todo o país. “A Educação passou a ser uma preocupação de toda a sociedade”.
Ainda o doutor em Educação e membro da Comissão Organizadora do Conae, Toni Reis disse que “estamos dando os primeiros passos para a conferência nacional. Importante lembrar também que lutamos por uma Educação inclusiva, com respeito à diversidade e sem preconceito”.