Hospital de Clínicas da UFPR comemora 53 anos

05 agosto, 2014
12:44
Por
0
UFPR

Reitor da UFPR falou sobre as dificuldades que o HC enfrenta. Foto: Marcos Solivan

Apesar de passar por momento de dificuldade, o Hospital de Clínicas (HC) da UFPR tem razões para comemorar, avalia o diretor geral da instituição Flávio Tomasich. Nesta terça-feira (5), data em que o HC completa 53 anos de fundação, Tomasich e o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, aproveitaram a solenidade de comemoração do aniversário para refletir sobre o futuro do hospital.

“Tem sido um ano bastante difícil”, disse Tomasich. “Mas mesmo com o grande número de feriados, a Copa do Mundo, as greves, paralisações e manifestações, conseguimos fazer muitas coisas boas.”

Entre outras conquistas, ele destacou a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Matriz, que funciona desde maio dentro do HC. “Passamos de 50 a 500 atendimentos por dia”, disse. “Nossos estudantes e residentes ganham em formação atuando na rede de saúde do município.”

A discussão sobre o contrato de cogestão do HC com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) não foi deixada de lado. O reitor da UFPR defendeu mais uma vez a aprovação da proposta, sob o risco de “condenar o hospital ao colapso”.

“Tenho certeza de que o HC, que já é referência no atendimento à saúde para Curitiba e para o Paraná, será ainda o maior complexo dentre os 46 hospitais universitários que existem no Brasil.”

A solenidade de comemoração dos 53 anos do HC foi realizada no Hall da direção geral da instituição e aberta com a execução de Aquarela do Brasil pela banda Lyra, regida pelo maestro Leocádio Fernandes.

Na sequência, o padre Ramiro Pastore, capelão do HC, convidou os presentes a participar da oração do profissional de saúde. Além de Flávio Tomasich e Zaki Akel, estiveram presentes na solenidade o vice-reitor da UFPR, Rogério Mulinari, e a diretora do Setor de Ciências da Saúde, Claudete Regiane.

O evento foi finalizado com um ‘Parabéns para o HC’, cantado por alunos do Centro de Educação Infantil Pipa Encantada, com o acompanhamento da banda Lyra.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]