História das Artes Visuais na UFPR Litoral

16 agosto, 2021
11:59
Por
0
Extensão e Cultura
Publicada recentemente no Repositório Digital Institucional do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Paraná (SiBi/UFPR), a coleção infantojuvenil «História das Artes Visuais do Litoral do Paraná» está disponível gratuitamente para fins de leitura, impressão e/ou download (links abaixo). Com a proposta de apresentar fluidamente o contexto de produção das artes visuais desenvolvidas no litoral do Paraná, desde suas primeiras manifestações, passando pelos principais artistas e períodos, até chegar à produção artística atual, estas publicações objetivam auxiliar os processos em arte, assim como, fomentar conhecimento, fruição, e valorização da arte e da cultura do litoral do Paraná. Desenhada, a priori, para seu público-alvo, com uma estética acurada, a coleção tem sua dimensão textual sinergicamente associada à dimensão visual; um deleite para crianças, jovens e adultos; e uma fonte de pesquisa, conhecimento e de reconhecimento para estudantes, professores e pesquisadores. 

“História das Artes Visuais do Litoral do Paraná. Da Arte primitiva aos Artistas Modernos”, de autoria da professora Dra. Luciana Ferreira, perpassa pelos principais momentos da arte desenvolvida no litoral paranaense, evidenciando a importância da mesma para a produção artística e cultural do Estado do Paraná. Percorre, cronologicamente, desde as primeiras manifestações das populações primitivas até os primeiros exploradores e artistas viajantes bem como a arte desenvolvida em Paranaguá, Morretes e Antonina e pelos primeiros artistas modernos e seus discípulos.  

“Artes Visuais do Litoral do Paraná:  Artistas na Contemporaneidade“, de autoria da professora Dra. Carla Beatriz Franco Ruschmann, traz uma aproximação à produção em artes visuais do litoral do Paraná realizada entre o final do século XX até os dias atuais. A partir dos artistas, suas falas e obras, está organizado para apresentar a diversidade das artes visuais na contemporaneidade, do bidimensional ao tridimensional, dos suportes tradicionais aos mais tecnológicos: tela, papel, parede, corpo, ambiente, natureza…  

Ambos os livros são produtos desenvolvidos pelo Projeto de Extensão “Conhecendo e Vivenciando as Artes Visuais”, do Curso de Licenciatura em Artes da UFPR, Setor Litoral, com apoio para edição impressa, do Fundo de Desenvolvimento Acadêmico da Universidade Federal do Paraná / FDA 2020.  São resultados de diferentes pesquisas realizadas pelas autoras e seus colaboradores diretos e indiretos, assim como, de ações da extensão, com uma ampla e fundamental participação da comunidade externa. Inúmeras instituições paranaenses, artistas, pesquisadores, estudantes e bolsistas fazem parte integrante desta produção. 

Links para os e-books: 

História das artes visuais do litoral do Paraná
http://hdl.handle.net/1884/71666 

Artes visuais do litoral do Paraná
http://hdl.handle.net/1884/71665 

Programação de Lançamento

Nos dias 20 e 27 de agosto de 2021, a partir das 19:00 acontecerão as lives de lançamento da Coleção infantojuvenil «História das Artes Visuais do Litoral do Paraná» 

 Dia 20/08/2021   19h 

Live lançamento “História das Artes Visuais do Litoral do Paraná. Da Arte primitiva aos Artistas Modernos”

Canal Youtube UFPR Litoral: https://youtu.be/zKtlkXxiACo 

Dia 27/08/2021   19h

Live lançamento “Artes Visuais do Litoral do Paraná:  Artistas na Contemporaneidade“, 

Canal Youtube UFPR Litoral: https://youtu.be/JFeRbsTKOjY 

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]