logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

HC chama 418 novos servidores até novembro e anuncia abertura de leitos e UTI

Coletiva HC
Entrevista coletiva com o reitor e superintendente do Complexo HC anunciou as novidades. FOTO: Ana Assunção

Abertura de leitos e de nova UTI, retomada de serviços, aumento do número de atendimentos, melhores condições de trabalho e economia anual de cerca de R$ 1 milhão. Estes são alguns dos impactos que serão oportunizados com a chegada de 418 novos servidores ao Complexo Hospital de Clínicas da UFPR, já chamados a partir da próxima semana.

As novas contratações superam a expectativa inicial divulgada pela Universidade, que previa a absorção de 80 servidores por mês a partir de outubro. Somente nesta primeira etapa, já serão recebidos 198 médicos, 118 profissionais de enfermagem e dois técnico-administrativos, que começarão a atuar no próximo mês. Em novembro, o Complexo ganha o reforço de mais 100 médicos. O anúncio foi feito na tarde desta terça-feira (15), em entrevista coletiva concedida pelo reitor Zaki Akel Sobrinho e o superintendente do Complexo, Flavio Tomasich. Os novos trabalhadores são concursados e serão contratados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Flávio Tomasich explica que a área prioritária de atendimento destes 418 novos funcionários será Urgência e Emergência. “Este contingente permitirá a abertura de 78 leitos na área de Urgência e Emergência, e dará início a um cenário que não víamos há mais de 20 anos”, acredita.

Atendimento e pesquisa
Também foi anunciada a implantação do Setor de Regulação e Avaliação em Saúde, que possibilitará a agilização do atendimento, otimizando a utilização do leito hospitalar, aumentando quantidade de internações.  O número de salas cirúrgicas, que atualmente são nove, será ampliado para mais duas. Haverá a reestruturação da Unidade de Processamento de Materiais Esterilizados, do Serviço de Anestesiologia e dos serviços médicos da Maternidade Victor Ferreira do Amaral.

Além da reabertura de leitos, o reitor Zaki Akel ressaltou que, com os novos funcionários, o Complexo irá realizar uma economia de, aproximadamente, R$ 1 milhão ao mês, pois não serão mais necessários os contratos com cooperativas para cobertura de postos de trabalho de anestesiologia e na Maternidade Victor Ferreira do Amaral. Também haverá impacto no atendimento prestado à população e na ampliação do ensino e da pesquisa. “Vamos melhorar ainda mais a qualidade do atendimento que prestamos 100% SUS. Além disso, a atenção ao ensino e à pesquisa já está se qualificando, pois há pouco fizemos a assinatura dos primeiros contratos de pesquisa entre a Universidade, a Funpar, o Complexo e a Ebserh, que pretende utilizar a iniciativa como modelo para o país”, explica o reitor.

Os demais funcionários concursados deverão chegar ao Complexo HC a partir de fevereiro de 2016, com perspectiva de chamamento entre 40 e 80 servidores por mês. Zaki Akel lembra que as 1775 vagas estão garantidas pela aprovação do Ministério do Planejamento. Entretanto, a quantidade e a celeridade na convocação dos aprovados dependerá da disponibilização orçamentária do Governo Federal. “Mas podemos ter a certeza que estamos em uma situação bastante privilegiada no país. Termos a possibilidade de contar, ainda neste ano, com cerca de 25% dos profissionais que precisamos, sem precisar desligar nenhum servidor da Funpar e ainda garantir recursos para pesquisas e equipamentos é um cenário que mostra a seriedade e a dimensão da UFPR para a Ebserh”, avalia o reitor.

Leia também:

Presidente da Ebserh visita HC e garante fortalecimento do vínculo Saúde e Educação

HC festeja 54 anos entregando obras físicas do Serviço de Clínica Cirúrgica

Neurocirurgia do Complexo HC ficará mais moderna com equipamentos de alta tecnologia

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...