ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

HC inaugura novas instalações do Banco de Leite Humano

Foram inauguradas na manhã desta quarta-feira (03/10) as novas instalações do Banco de Leite Humano do Hospital de Clínicas. Com uma área de 275m² o banco de leite ficou mais moderno, permitindo melhor acolhimento às mães doadoras. Também foi adequado às novas normas da Vigilância Sanitária. Segundo a enfermeira chefe do setor, Maria Celestina Grazziotin, o Banco de Leite do HC foi um dos cinco primeiros do país e se tornou referência nacional, ajudando a capacitar outras unidades semelhantes no país. “Essa modernização representa a realização de um sonho, mas vamos adiante. Nosso próximo objetivo é ampliar a coleta domiciliar, atualmente feita apenas pela manhã”, disse ela. A solenidade de inauguração contou com a presença do reitor Zaki Akel Sobrinho e do secretário de Estado da Saúde do Paraná, René José Moreira dos Santos, além de outras autoridades.

O Banco de Leite ganhou consultório do enfermeiro (para o atendimento das mães e doadoras), sala de administração, sala de recepção e sala do nutricionista. Além disso, todos os móveis foram trocados. Os recursos para essa reforma vieram do Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (REHUF) no valor total de R$366.823,27 .

Os trabalhos de coleta do Banco de Leite Humano do HC iniciaram em 1978, em uma sala do 3º andar do prédio da maternidade do hospital. Em 1987, mudou para o 4º andar do mesmo prédio, onde permanece até hoje. Entre os anos de 1999 e 2000, eram coletados 350 litros por mês. Atualmente, a coleta tem variado de 150 a 250 litros mensais. Assim, atende à necessidade interna do Hospital. A expectativa é de que com a reforma seja possível recuperar o volume anterior.

Todo leite coletado é destinado com prioridade aos nascidos no HC, e o que sobra pode ser repassado às unidades de Saúde, aos bebês que não podem ser amamentados pelas suas mães.Visando aumentar as doações, o Hospital de Clínicas realiza campanhas permanentes e ainda faz coleta domiciliar, que é a principal fonte de entrada do leite no banco. Já a coleta interna é voltada às mães com excesso de leite, que manifestem vontade e necessitem doar.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...