logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Grupos de estudantes viajam para conhecer Feira de Cursos e Profissões da UFPR

Depois de dois anos sendo realizada em formato virtual, um grupo de estudantes de Joinville-SC visitou pela primeira vez a Feira de Cursos e Profissões da Universidade Federal do Paraná. Em uma caravana de 79 pessoas, os vestibulandos percorreram mais de 100 km para conhecer, de maneira interativa e com demonstrações realizadas pelos expositores, os cursos ofertados. O evento começou na quinta-feira (18) e seguiu até domingo (21), no Complexo de Piraquara.

Estudantes de Joinville participaram do evento na quinta-feira (18). Fotos: Felipe Reis

O caminho foi longo, mas a curiosidade e as expectativas de Kauê Bambi Cidral, aluno do terceiro ano do Ensino Médio, para conhecer os cursos de Ciências da Computação e Direito eram grandes. Ele conta que foi a primeira visita à feira e que ainda está em dúvida entre os cursos; na incerteza, selecionou ambos para prestar no vestibular. “Estou empolgado para saber mais sobre os cursos. Porque tem outros que gostaria de saber como são para decidir o que quero fazer na vida”, explica.

Propenso a escolher Cinema, Vinicius Hoffmann, 17 anos, decidiu conhecer outros cursos e mostrou interesse em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TI). “Estou entre dois cursos. É a primeira vez que venho na feira e estou com bastante expectativa para ver se encontro alguma coisa promissora na mesma área, mas que eu ainda não tenha pensado, com mais oportunidades”, relata.

Da esquerda para a direita: Kauê Bambi Cidral, professora Karen Carvalho e Vinicius Hoffman.

O grupo estava na companhia da professora Karen Carvalho, que leciona disciplinas relacionadas às Ciências Humanas. Ela realiza esse percurso há oito anos com os alunos do terceiro ano do ensino médio, na expectativa de que conheçam o que a UFPR oferece. “Nos últimos oito anos viemos em todas as feiras para que eles tenham a oportunidade de conhecer estudantes da universidade. A forma como apresentam a instituição e o curso é diferente”, exprime. Para Karen, é de extrema importância estimular os jovens a continuar os estudos no ensino superior.

Os amigos, Kauê e Vinicius demonstraram empolgação para tomar uma decisão mais acertada. “Achei muito legal vir para cá, conhecer mais sobre as áreas profissionais que a UFPR tem para ensinar. Eu pretendo vir para a Federal. Fiquei bastante empolgado  porque é como se fosse uma pré-visita para saber mais ou menos como funcionam as coisas”, finaliza Cidral.

 

Por Felipe Reis

Sob orientação de Aline Fernandes

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...