Grupo de pesquisa da UFPR debate financiamento de campanhas eleitorais para mulheres; 20/08, às 18h30

20 agosto, 2021
08:55
Por
0
Evento

O Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral (CEL) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) realizará, nesta sexta-feira (20), às 18h30, uma palestra virtual para discutir o financiamento de campanhas eleitorais para mulheres. A atividade marca as comemorações dos dez anos de fundação do grupo.

Entre os convidados, a integrante do CEL, jornalista e mestra em Comunicação, Silvia Cunha, que mediará a conversa; a socióloga e coordenadora nacional do Fórum de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos, Miguelina Vecchio; e o coordenador-geral de pesquisa do Observatório Nacional da Mulher na Política (ONMP), da Secretaria da Mulher na Câmara dos Deputados, Gerson Scheidweiler, doutor em comunicação e integrante do CEL.

O evento, com transmissão pelo pelo YouTube, é aberto a estudantes, professores e interessados em comunicação e política. Não é necessário fazer inscrição. Para Luciana Panke, professora do Departamento de Comunicação Social da UFPR e líder do grupo de pesquisa, o financiamento de campanhas é um dos principais desafios para a viabilização das eleições femininas e de grupos minoritários. 

A pesquisadora afirma que as discussões sobre as mudanças nas regras eleitorais e o debate na agenda pública sobre esse apoio são necessários para que as candidaturas femininas sejam visíveis e viáveis. “No encontro, teremos visões importantes sobre a questão. Miguelina explicará o processo de distribuição de verbas nos partidos e os desafios para garantir o espaço da mulher na política. Haverá também a apresentação da tese do Gerson sobre a temática”, detalha.

Sobre os convidados

Silvia Cunha (mediadora)

Mestre em Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação (Ppgcom) da UFPR e integrante do CEL. A jornalista atua na área da comunicação estratégica há mais de dez anos, com experiência em assessoria de imprensa e produção de conteúdo.

Miguelina Vecchio

Socióloga, presidente nacional da Ação da Mulher Trabalhista e coordenadora-geral do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos.

Gerson Scheidweiler

Com formação em Publicidade e Propaganda, é doutor e Mestre em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Coordenador-geral de pesquisa do ONMP. Professor universitário e membro do CEL e do grupos de pesquisa Internet e Direitos Humanos (UnB).

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]