logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Grupo da UFPR discute políticas para cidades em conferência municipal

No ultimo final de semana os membros do projeto de extensão Cidade em Debate, ligado ao Setor de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Paraná (UFPR), participaram da Conferencia Municipal da Cidade de Curitiba. Ainda houve a eleição dos novos conselheiros, no qual a UFPR foi eleita no segmento de academia e profissionais, representada pelo professor Leandro Franklin Gorsdorf, professor de Direitos Humanos do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ).

Durante dois dias, centenas de participantes da 6ª Conferência da Cidade de Curitiba (6ª ComCuritiba) se debruçaram sobre os cinco eixos temáticos propostos pelo Ministério das Cidades para este ano: habitação, espaços públicos e mobilidade, desenvolvimento econômico, gestão democrática e conflitos relacionados ao desenvolvimento urbano. No caso específico de Curitiba, também houve debates em torno da Lei de Zoneamento, Uso e Ocupação do Solo que está em processo de revisão. Os textos aprovados pela plenária deixaram claro que existe convergência entre as diretrizes do Plano Diretor de Curitiba e os anseios da sociedade civil organizada representada na conferência, promovida pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

No último dia do evento, além da definição dos delegados que irão representar Curitiba na Conferência Estadual das Cidades, também foram eleitos os novos membros do Conselho da Cidade de Curitiba (Concitiba) para um mandato de três anos, sendo 32 titulares e 32 suplentes. Para esses novos membros do Concitiba foram dirigidos os discursos daqueles que agora deixam de ser conselheiros. “Discutir a cidade dentro do Concitiba é um privilégio e uma grande responsabilidade. Servimos ao povo de Curitiba. Pensem assim e ajam assim”, disse Ivo Sérgio Pereira dos Santos que participou do conselho pelo segmento das ONGs. “Esse é o verdadeiro papel do cidadão. Por isso, estejam sempre presentes. É uma missão que vai trazer benefícios para o futuro da cidade, para nossos filhos e nossos netos”, finalizou Sérgio dos Santos, que integrava o Concitiba como representante dos movimentos populares.

Por Cidade em Debate – UFPR – revisão Rodrigo Choinski

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...