logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Grupo da Johns Hopkins University visita a UFPR para troca de conhecimentos em educação ambiental

Foto: Marcos Solivan

Um grupo de pesquisadores da Johns Hopkins University, dos Estados Unidos, visitou a Universidade Federal do Paraná para conhecer práticas de educação ambiental. Os três estudantes de mestrado da School of Advanced International Studies foram recebidos nesta sexta-feira (24) pela professora Marília Andrade Torales Campos, do Setor de Educação da UFPR.

Marília está na coordenação da 16a edição do Encontro Paranaense de Educação Ambiental, que será realizado de 17 a 19 de maio em Curitiba, na UFPR. O evento chamou a atenção dos pesquisadores americanos, que programaram a visita para conhecer iniciativas e políticas de sustentabilidade de Curitiba. “Estávamos buscando programas de educação ambiental, e esse Encontro é exatamente o que nos interessa. A educação ambiental é a maneira de replicar políticas ambientais e de sustentabilidade, não apenas para outros lugares, mas também para o futuro. Estamos interessados em aprender como diferentes organizações estão transmitindo ideias sobre sustentabilidade nesta cidade”, conta Gabriel Gordon-Harper, mestrando no programa de Energia, Recursos e Meio Ambiente da Johns Hopkins University.

Os pesquisadores vieram a Curitiba interessados em conhecer as políticas de sustentabilidade da cidade, famosa mundialmente por suas iniciativas na área de meio ambiente. Em Curitiba, o grupo visitou também as Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Educação, a URBS, o ex-prefeito Jaime Lerner, e a fábrica da Volvo. Parte da comitiva, formada por 12 pessoas no total, foi para Brasília para conhecer o Ministério do Meio Ambiente, das Cidades, entre outros.

Também visitaram a UFPR os estudantes Lindsay Ross e Raghav Anand. Andrea Macedônio de Carvalho, estudante do mestrado em Educação da UFPR, fez uma apresentação ao grupo sobre o Encontro Paranaense de Educação Ambiental (EPEA).

Em sua 16a edição, o EPEA já tem bastante tradição na área de educação ambiental, e vem atraindo cada vez mais pesquisadores internacionais. Além de mobilizar a comunidade acadêmica, o evento pretende também mobilizar a comunidade em geral. “A UFPR tem o compromisso de despertar o interesse na comunidade sobre temas relevantes. As oficinas do EPEA fazem esse papel, pois são gratuitas e abertas à comunidade em geral”, explica Marília. Os temas das oficinas são diversos, como compostagem, fotografia documental, arte rupestre, teatro, e vários outros.

Veja mais fotos do encontro neste álbum.

Mais informações sobre o XVI Encontro Paranaense de Educação Ambiental estão disponíveis no site do evento.

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...