logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Governadores conhecem modelo reduzido da usina de Belo Monte

Beto Richa e Simão Jatene visitam o Lactec - Foto: Agência de Notícias do Paraná - ANPr
Beto Richa e Simão Jatene visitam o Lactec - Foto: Agência de Notícias do Paraná - ANPr

Os governadores Beto Richa e  Simão Jatene do Pará conheceram na terça-feira (17) o modelo reduzido da Usina Hidrelétrica de Belo Monte montado no Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), em Curitiba. As estruturas recriam em ambiente reduzido, sítios da obra da usina, que está sendo construída no Rio Xingu, no Pará.

“É importante ver um centro de pesquisa integrado com a universidade para produzir o saber. É produzindo conhecimento que o País vai avançar e aqui temos profissionais e técnicos da melhor qualidade se dedicando à solução dos nossos desafios”, disse Jatene.

O Lactec é um centro de pesquisa tecnológica formado por uma associação entre a Copel, a Universidade Federal do Paraná, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná, a Associação Comercial do Paraná e o Instituto de Engenharia do Paraná. O instituto é responsável pelos estudos de cinco modelos de Belo Monte. A obra abrange os municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Senador José Porfírio e Vitória do Xingu, todos no Pará. O reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, acompanhou a visita dos governadores.

Reconhecido em todo o Brasil pela experiência na produção de modelos físicos de usinas hidrelétricas, o Lactec foi contratado pela empresa Norte Energia para testar os projetos de engenharia.

“O Lactec acumula um acervo tecnológico e científico de 53 anos, que inclui estudos de grandes obras de engenharia como a usina de Itaipu. A mais recente é o complexo de Belo Monte, de grande amplitude territorial, e que mostra a excelência da atuação do nosso grupo de pesquisadores e profissionais”, disse o superintendente do Lactec, Omar Sabbag Filho. Para ele, a visita dos governadores representa um momento de interação. “Aqui se constrói um futuro promissor para o Paraná e para o Brasil”, afirmou.

O reitor Zaki Akel Sobrinho acompanha visita de governadores ao Lactec - Foto: Fernando Scuissiato
O reitor Zaki Akel Sobrinho acompanha visita de governadores ao Lactec - Foto: Fernando Scuissiato

MODELOS – Os modelos reduzidos permitem verificar o desempenho hidráulico das estruturas projetadas e antecipar a correção de condições desfavoráveis de escoamento que possam colocar em risco ou reduzir a eficiência das estruturas.

“Com esse laboratório, o Lactec está contribuindo para o aperfeiçoamento do projeto de engenharia da obra. O modelo reduzido de uma usina é construído justamente para se testar o funcionamento hidráulico da obra no mundo real”, disse o diretor institucional da Norte Energia João Pimentel.

Outra vantagem oferecida pelos estudos em modelos reduzidos é a possibilidade de otimizar as estruturas pela redução de escavações e volume de concreto, o que pode resultar em redução de custos. Eles também têm grande importância na definição do manejo do rio durante o desvio do curso natural. O estudo em modelo permite o planejamento e o projeto das fases de desvio, o que garante proteção com segurança adequada durante a execução das obras.

Além da obra de Belo Monte, o Lactec também tem projetos em usinas na Etiópia, Colômbia e Angola. “Isso mostra a capacidade do quadro técnico e profissional da Lactec”, disse Sabbag Filho.

Informações da Agência Estadual de Notícias

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...