logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Funpar comemora 35 anos de apoio à história da Universidade

A Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar) completou 35 anos de implantação neste mês. Em cerimônia comemorativa, o foco esteve no reconhecimento ao trabalho desempenhado pelos funcionários ao longo das últimas décadas. Foram homenageados 51 colaboradores que, há pelo menos cinco anos, dedicam-se ao dia-a-dia da Fundação. Para resgate completo da memória da entidade, especial homenagem também foi prestada a seu fundador, Ocyron Cunha.

Professor Ocyron Cunha, fundador da Funpar, recebe homenagem pela iniciativa de vanguarda - FOTO: Ana Assunção
Professor Ocyron Cunha (ao centro), fundador da Funpar, recebe homenagem pela iniciativa de vanguarda – FOTO: Ana Assunção

O professor – enquanto ainda reitor da UFPR, em 1979 – teve decisão de vanguarda ao criar uma Fundação de Apoio à Universidade. Em torno do projeto, conseguiu articular outras cinco instituições: o extinto Banco de Desenvolvimento do Paraná (Badep); o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE); a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep); a Federação do Comércio do Estado do Paraná (Fecomércio) e a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). A partir de 15 de abril de 1980, a Funpar entrava em atividade.

Instituição sem fins lucrativos e de direito privado, a Fundação apoia a Universidade Federal do Paraná na gestão de programas e projetos científicos, tecnológicos e culturais em diversas regiões do Paraná e do Brasil. Atualmente são 409 iniciativas sob responsabilidade administrativa, técnica e financeira da entidade. Somente no último ano, foram registrados 104 novos projetos.

Cerimônia contou com apresentação do Grupo de MPB da UFPR - FOTO: Ana Assunção
Cerimônia foi encerrada com apresentação do Grupo de MPB da UFPR – FOTO: Ana Assunção

“A Fundação é o elo para aplicação estratégica do conhecimento produzido na Universidade entre o meio produtivo e a sociedade”, explica o diretor superintendente da Funpar, Paulo Mello Garcias. Para ele, a atividade das fundações de apoio tem sido alvo de muitas críticas, mas não se pode negar que, sem esses pilares, estariam inviabilizadas muitas contribuições históricas das universidades para a pesquisa, o ensino, a extensão e o desenvolvimento do país.

De acordo com o reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, o compromisso da Universidade com o desenvolvimento e a transformação da história do Paraná obrigatoriamente passa pela trajetória da Funpar. “Precisamos entender que, sem a Fundação, a Maternidade Victor Ferreira do Amaral teria menos partos; o Hospital do Trabalhador, menos atendimentos; o Hospital de Clínicas não teria as pessoas para mantê-lo em pé até aqui; o Festival de Inverno não seria a referência nacional que hoje é; o interior do estado não veria uma universidade federal tão bem estruturada e perto de suas famílias; entre tantas importantes ações realizadas sempre com transparência, controle social e muita credibilidade”, avalia o reitor.

A cerimônia em comemoração aos 35 anos da Funpar ocorreu na noite da última quinta-feira (30), no auditório Ulysses de Campos do Campus Botânico.

Confira o álbum completo do evento.

Sugestões

Informativo UFPR (Destaques da semana de 07/08 a 11/08/2023) 
DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA    🧠🔭 Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para...
Setor Palotina: Posse da nova direção
No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com...
Doutoranda que criou programas para incentivar a adoção de cães é homenageada na Câmara de Curitiba 
Na manhã desta terça-feira (8), Lu Baldan, médica veterinária e doutoranda em Ciências Veterinárias na...
UFPR lamenta falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda Santos
A Universidade Federal do Paraná comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado Mauro Lacerda...