logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Fundação Araucária lança editais com recursos para a pesquisa

O Governo do Paraná, através da Fundação Araucária e Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, irá investir R$ 22 milhões e 700 mil em programas de incentivo à Ciência, Tecnologia e Inovação. Estão abertas cinco chamadas públicas que disponibilizam mais de 3 mil bolsas além de recursos para projetos de pesquisa. O lançamento dos editais ocorreu durante uma solenidade na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

participantes da solenidade de lançamento das chamadas da Fundação Araucária. Foto: SEPT

participantes da solenidade de lançamento das chamadas da Fundação Araucária. Foto: SEPT

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica, Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação – PIBIC/PIBIT (FA), é o que ofertará o maior número de bolsas. São 1,7 mil bolsas que visam incentivar a participação de alunos de graduação no desenvolvimento de atividades de pesquisa científica, tecnológica ou de inovação. Outras mil bolsas serão disponibilizadas pelo Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social(PIBIS): Pesquisa e Extensão Universitária (FA), que busca promover a formação de recursos humanos para a pesquisa e a extensão universitária, direcionadas a temas de interesse social; favorecer o acesso e a integração dos estudantes ingressantes no ensino superior por meio do sistema de cotas sociais, à cultura acadêmica.

Os recursos serão destinados ainda ao Programa de Apoio Institucional para Organização, Realização e Participação dos Encontros Anuais de Iniciação Científica (EAIC) e Iniciação Tecnológica e Inovação (EAITI), ao Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária – PIBEX (FA) e ao Programa Institucional de Pesquisa Básica e Aplicada que, além de ofertar bolsas de pesquisa, tem o objetivo de promover o fortalecimento institucional da produção científica, tecnológica e de inovação, por meio da concessão de apoio financeiro para a execução de projetos de pesquisa nas diferentes áreas do conhecimento.

o vice-reitor, Rogério Mulinari ( segundo da esquerda para a direita) no lançamento dos editais.
o vice-reitor, Rogério Mulinari ( segundo da esquerda para a direita) no lançamento dos editais.

O prazo para submissão de projetos para o Programa EAIC/EAITI é até o dia 15 de julho e para os demais Programas PIBIC/PIBIT, PIBIS, PIBEX e para o Programa Institucional de Pesquisa Básica e Aplicada, até o dia 4 de agosto. As bolsas de pesquisa têm duração de 12 meses e devem começar a ser pagas já no mês de setembro. As informações sobre cada edital estão no site: http://www.fappr.pr.gov.br/, link chamadas abertas. Para o vice-reitor da Universidade Federal do Paraná, Rogério Mulinari, que representou a instituição no lançamento dos editais,  a Fundação Araucária sofreu uma grande transformação nos últimos cinco anos. “A Fundação Araucária assumiu notória relevância no Paraná, graças ao esforço conjunto do Governo do Estado, secretário João Carlos Gomes e ao presidente Paulo Brofman, estamos avançando.” A UFPR é uma das grandes beneficiadas com recursos da Fundação Araucária.

 

Texto com informações da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...