logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Emoção e agradecimento marcam 40 anos de formatura de acadêmicos de Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica da UFPR

A foto oficial do encontro dos formandos de 1974 das Engenharias Civil, Elétrica e Mecânica da UFPR. Ana Assunção/ACS da UFPR.

A emoção e o agradecimento à UFPR (Universidade Federal do Paraná) marcaram a cerimônia realizada(na tarde do dia 14), no campus Jardim Botânico, em comemoração pelo jubileu de rubi dos 170 formandos de 1974 dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica.

Um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, comandada pelo reitor da UFPR, Zaki Akel Sobrinho, e pelo vice-reitor, Rogério Andrade Mulinari, foi a presença do ex-professor Nelson de Lucca, 93 anos, um dos docentes mais respeitados e queridos dos cursos. “Nós tínhamos a grande responsabilidade de transmitir um conhecimento profundo sobre a profissão aos alunos. Tenho saudades profundas do tempo em que estava em atividade. Fico feliz de saber que todos nós estamos trabalhando para um enorme crescimento de toda a sociedade brasileira”, disse Lucca, que foi aplaudido em pé e recebeu uma homenagem especial dos seus ex-alunos.

Gratidão e reconhecimento

Zaki Akel Sobrinho disse que se sentia honrado e orgulhoso de celebrar os quarenta anos de formatura dos ex-alunos dos três cursos. “O mestre toca e transforma as vidas das pessoas. O professor Lucca fez isso. É muito emocionante ver a gratidão de todos vocês com a UFPR e o reconhecimento aos seus mestres”, comentou o reitor. “Vocês já pagaram muitas vezes a dívida que tinham com a sociedade. Estão ajudando a fazer o Brasil e o Paraná melhores para as gerações futuras”.

Zaki Akel (ao microfone): "Continuamos a tradição de excelência e compromisso com o Paraná que sempre honrou esta Universidade". Foto: Ana Assunção/ACS da UFPR.

O reitor também lembrou que a UFPR é uma das dez melhores universidades do Brasil e que sua gestão tem feito um grande esforço para garantir que a grande maioria dos alunos da Universidade sejam paranaenses. “Nós entregamos 30% das vagas para o Sisu (o Sistema de Seleção Unificada do Ministério da Educação) e 86% dos candidatos inscritos no nosso vestibular são paranaenses. Continuamos a tradição de excelência e compromisso com o Paraná que sempre honrou esta Universidade”, disse.

Educação transformadora

O vice-reitor, Rogério Andrade Mulinari, traçou um breve histórico do crescimento obtido pela UFPR desde sua fundação e da importância que os cursos de Engenharia Civil, Elétrica e Mecânica tiveram neste processo. “Muito sangue for vertido para transformar a UFPR de uma pequena universidade na grande instituição que ela é hoje”, comentou. “Hoje, temos a oportunidade não apenas de rever professores e amigos, mas também de mostrar aos mais jovens o poder da Educação transformadora que a UFPR exerce”.

O diretor do Setor de Tecnologia, Marcos Marino, parabenizou a todos pelos quarenta anos de formatura e classificou o professor Nelson de Lucca como um “ícone e um exemplo” para os três cursos de Engenharia.  “Nós nos sentimos abençoados por ter tido o privilégio de ter convivido com uma figura tão exemplar como ele”, disse.

O ex-professor Nelson de Lucca: aplausos em pé e homenagem especial dos seus ex-alunos. Foto: Ana Assunção/ACS da UFPR.

Um dos organizadores do jubileu de rubi foi o engenheiro civil Lauro Luiz Vianna, que fez um agradecimento especial à Reitoria pelo apoio na celebração. “Nós queríamos fazer um encontro memorável. É uma oportunidade de revermos amigos. Estes cursos produziram grandes profissionais”, disse. O engenheiro hidráulico Sérgio Misael também elogiou a força do grupo. “Além de história que temos juntos, é importante mostrar a união do grupo”, comentou.

Por Aurélio Munhoz

 

 

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...