A “Agenda da Formação de Professores no Contexto Pós-BNCC: Impasses e Perspectivas” será tema do lançamento do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), do Programa de Residência Pedagógica (PRP) e do Mapeamento da Formação de Professores no Estado do Paraná (MapFOR) que será realizado dia 14 de outubro e pode ser acompanhado neste link.
O evento é organizado pela Coordenadoria de Atividades Formativas e Estágios (Coafe/Prograd) da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e busca a participação de professores, estudantes e gestores neste debate sobre os desafios das políticas de formação de professores no novo cenário pós-Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A palestra será ministrada por Luiz Dourado, professor titular emérito da Universidade Federal de Goiás (UFG).
Dourado é doutor em em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pós-doutorado em Ciências Sociais na École des Hautes Études de Paris (França). Ele foi membro do Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre 2014 e 2018, membro do Conselho Técnico Científico da Capes em educação básica entre 2013 e 2017, membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação e membro do Fórum Nacional de Educação entre 2014 e 2016 . Também foi diretor da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC) e coordenador geral de Estatísticas Especiais do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Tem experiência na área de educação e sociologia da educação com ênfase em política educacional, envolvendo estudos sobre avaliação, gestão e regulação da educação básica e educação superior. Atualmente é diretor de Relações Institucionais da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (Anpae) e membro do Fórum Nacional Popular de Educação (FNPE).