Festival de Inverno tem muito mais que oficinas e espetáculos

19 julho, 2013
18:04
Por
0
Extensão e Cultura

A programação do 23º Festival de Inverno da UFPR apresenta muito mais que oficinas e espetáculos. A Exposição “Amazônia Viva: Tyryete-Kaxinawa”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE), está em cartaz na Câmara Municipal de Antonina, durante o evento. A exposição está divida em três linhas: arqueologia, etnologia indígena e cultura popular, que são estudadas pelo Museu de Arqueologia e Etnologia da UFPR (MAE).

Na área da arqueologia, estão expostas peças originais e réplicas de sítios arqueológicos da região do litoral do Estado. Na de etnologia indígena, são apresentadas para o público peças criadas por índios, a maioria confeccionadas por grupos do Paraná.

O fandango e a pesca são os destaques da área da cultura popular. Estão expostos artefatos como tamancos e panelas de barro, produzidos por artesãos de Paranaguá e que homenageiam o fandango, tombado como Patrimônio Imaterial do Paraná pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Estão na mostra, também, redes e outros utensílios ligados a pesca artesanal.

Na exposição, também é possível ver a maquete da sede do MAE, em Paranaguá, um prédio tombado pelo IPHAN como Patrimônio Histórico e Artístico do Paraná. A construção já foi colégio de Jesuítas e casas de senhores.

A exposição é resultado da ação educativa do MAE, que leva parte do seu acervo para escolas, instituições públicas e empresas de todo o litoral paranaense. Além das peças do museu, são realizadas palestras que explicam cada obra do acervo e as atividades realizadas pelo MAE.

Por Letícia França (especial de Antonina)

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]