logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Festival de Minifoguetes promove, com sucesso, testes para a competição, de 29 de abril a 1º de maio

O primeiro foguete testado hoje, da Classe A, atingiu as metas propostas. Foto: Aurélio Munhoz

Três lançamentos, três experiências bem sucedidas. Deu tudo certo nos testes feitos hoje pelos organizadores do 4º Festival Brasileiro de Minifoguetes, que será realizado de 29 de abril a 1º de maio de 2017 no Centro Politécnico (em Curitiba) e na Fazenda do Canguiri (em Pinhais), ambos da UFPR.

As inscrições para a competição prosseguem até sábado, dia 15 (para o público em geral e os participantes) e devem ser feitas exclusivamente pelo link: http://www.foguete.ufpr.br/festival/2017/festival-2017.htm.  O festival deve reunir cerca de 300 pessoas, divididas em 30 grupos, que vão apresentar 70 lançamentos.

As novidades

A competição traz duas novidades importantes em 2017. A primeira é que retomará o lançamento de foguetes a uma altitude de até mil metros. “Por ser a categoria de maior apogeu, as pessoas vão gostar”, diz o professor do curso de Engenharia Mecânica Carlos Henrique Marchi, coordenador do Festival Brasileiro de Minifoguetes, .

A segunda é que o festival terá, pela primeira vez, a participação de alunos do ensino médio (do Colégio Estadual do Paraná e do Colégio Estadual Newton Freire Maia). Eles vão concorrer em duas das nove categorias do festival – o lançamento de foguetes a uma altura de até 50 metros e à altura de 100 metros. As sete demais categorias são para os estudantes das universidades que lançarem os aparelhos a alturas que variam de 50 metros a mil metros.

Hoje, foram testados três aparelhos. O menor e mais simples, da classe A, tinha  potência de até 2,5 NS (Newton/segundos). Maior, mais potente (5 NS) e equipado com paraquedas e altímetro, o segundo foguete pertencia à classe C. Maior de todos, o terceiro pertencia à classe G e também tinha altímetro e paraquedas.

Lançamentos e exposições

A preparação da plataforma de lançamento dos foguetes é uma etapa crucial na operação. Foto: Aurélio Munhoz

No dia 29 de abril, no campo de futebol do Centro Politécnico da UFPR, em Curitiba, haverá os lançamentos dos minifoguetes. No dia 30, na Fazenda do Canguiri (em Pinhais, na Região Metropolitana), haverá o lançamento das máquinas. No mesmo dia, na sala PG-12 do Departamento de Engenharia Mecânica, no Setor de Tecnologia, haverá minicursos. E no dia 1º de maio haverá exposição de minifoguetes, feira de produtos ligados ao setor (sistemas de ignição, rampas de lançamento, altímetros etc) e concurso de fotografias.

Organizado pela Associação Brasileira de Minifoguetes, com o apoio da UFPR, Universidade Positivo, Universidade Tecnológica Federal do Paraná de Curitba e de Francisco Beltrão, OBA, Acrux, Bandeirante e Solve. Na UFPR, a atividade é coordenada pelo Grupo de Foguetes Carl Sagan, que reúne mais de 20 alunos e professores da graduação e da pós-graduação dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Química e Matemática. Formativa, a atividade objetiva uma avaliação de itens como a aerodinâmica, a propulsão e a trajetória dos foguetes.

O programa preliminar está no link https://saci3.ufpr.br/data/solicitacao/10261_programa_preliminar_2016_09_10.pdf

Mais detalhes pelo portal http://www.foguete.ufpr.br/, pelo blog http://minifoguete.blogspot.com.br/ ou pelo email minifoguete@gmail.com.

Um dos modelos lançados nas edições anteriores. Imagem: Marcos Solivan.

 

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...