

A praça central Coronel Macedo está repleta de oficinas durante o 24°Festival de Inverno da Universidade Federal do Paraná. A professora Soraya Sugayama, do curso de Produção Cênica da UFPR, participa pela primeira vez do festival ministrando a oficina de “Maquiagem de caracterização cênica”, com amostras de maquiagens cênicas de envelhecimento, deformação, palhaço e troca de gênero.
Para as crianças, professores e alunos do curso de Educação Física da UFPR e os alunos-bolsistas do Grupo de Estudos e Pesquisa em Lazer, Espaço e Cidade (Geplec), estão presente todas as tardes na praça da cidade desenvolvendo atividades lúdicas que despertam o prazer pelo aprendizado.


A participação do curso já é tradicional no Festival da UFPR e exibe publicamente os seus resultados no último dia do Festival. Keylla Vieira, de 23 anos, natural de Antonina e estudante do quarto período de Educação Física da UFPR, sempre participou do evento desde criança. “Influenciou na minha escolha do curso e fazer parte do Festival hoje como bolsista é muito emocionante, não tem como explicar”, declarou a estudante.


Ao todo são 36 oficinas em vários locais da cidade – divididas entre as categorias infantis, adultos, aprimoramento e arte-educação. Neste ano, a principal novidade é que todas as inscrições foram gratuitas e cerca de 20 mil pessoas devem visitar ou se hospedar na cidade durante esta semana.
Franciane Martins
Orientação Carlos Rocha
Fotos Marcos Solivan