ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Festival de Cinema Universitário exibe documentário de egressa da UFPR sobre maternidade no cárcere

O documentário “Além da Algema” é fruto do trabalho de conclusão de curso (TCC) de Kathleen Varela, que concluiu a graduação em Jornalismo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em dezembro de 2021. A produção foi selecionada para o Folia – Festival de Cinema Universitário. O evento começou na última quinta-feira (4) e segue até domingo (7) no Cine Teatro São Joaquim, em Goiás. 

A filmagem retrata memórias da maternidade vivida por mulheres durante o período em que estiveram privadas de liberdade. A egressa deu vida ao projeto movida pelo desejo, que há muito a acompanha, de trabalhar com temáticas relacionadas a gênero, à justiça social, aos direitos humanos e à maternidade. “Meu interesse pelo sistema penitenciário é antigo”, afirma.

A vontade de investigar o tema e ouvir mães que gestaram seus filhos reclusas nasceu na época da escola. “No ensino médio, fiz trabalhos sobre o assunto. Então, desde o início da graduação, sabia que meu TCC seria sobre isso”, relembra. 

O documentário em curta-metragem tem duração de 25 minutos e foi gravado no ano passado em Curitiba. O audiovisual aborda a história de quatro ex-detentas – Amália, Bruna, Juliana e Suelen. Por meio de memórias das personagens, Kathleen construiu a narrativa.

Suelen Cristina é uma das mães entrevistadas em “Além da Algema”. Ela tem duas filhas, Kemilly e Isadora. Foto: Kathleen Varela

Sob orientação da professora Valquíria John, do Departamento de Comunicação (Decom) da UFPR, a jovem de 24 anos conversou com o grupo para compreender a realidade das mães encarceradas, e os desafios por elas vividos – a gestação, o parto, o pós-parto. A discussão sobre as consequências da maternidade no cárcere e sobre a violação de direitos fundamentais e sociais nesse contexto também é proposta pela autora.

“É preciso colocar luz sobre as pessoas que são invisibilizadas pela sociedade. E meu papel, nesse documentário, foi amplificar a voz dessas mulheres-mães. Porque elas estão gritando e se movimentando. Muitas participam ativamente de movimentos de apoio aos familiares de presos e que buscam por melhores condições e dignidade para quem está privado de liberdade”, pontua a jornalista.

Folia 2022

O festival vai exibir mais de 30 curtas e promover debates, palestras e oficinas. Quatro prêmios serão distribuídos na Mostra Competitiva, nas categorias melhor curta e melhor direção (júri oficial), melhor curta (júri jovem) e melhor curta (júri popular). 

A produção de Kathleen, com classificação indicativa para maiores de 14 anos, será exibida nesta sexta-feira (5), às 19h, no Cine Teatro São Joaquim. A programação completa está disponível no site do Folia. Mais informações na página do festival no Facebook.

Assista ao documentário, disponível no YouTube

 

Foto de destaque: Ahmed Gomaa – Pixabay

Por Felipe Reis

Sob orientação de Bruna Bertoldi Gonçalves

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...