logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Feira de Cursos UFPR terá oficinas sobre escolha profissional

Bate-papo pretende incentivar os estudantes a refletirem sobre a escolha profissional
Bate-papo pretende incentivar os estudantes a refletirem sobre a escolha profissional

Escolher uma carreira requer, entre outros fatores, reflexão e autoconhecimento. Assim, para auxiliar os jovens nesta decisão, a Feira de Cursos e Profissões da UFPR inclui, em sua programação, uma série de oficinas sobre escolha profissional. A atividade ocorrerá durante todos os dias do evento – de 20 a 23 de agosto.

Estão programadas sessões de bate-papo, conduzidas por formandos do curso de Psicologia da Universidade. De acordo com a professora Luciana Valore, do Centro de Estudos e Assessoria em Psicologia e Educação (CEAPPE), o objetivo é oferecer um espaço para os estudantes conversarem sobre a escolha da profissão que pretendem exercer.

Assim, as oficinas não acontecerão em formato de palestra, mas sim abrindo espaço para diálogo, explica Luciana. “Os jovens que vão à Feira já estão em busca de informações, e isso eles têm a oportunidade de obter nos estantes dos cursos. Mas é preciso que eles também reflitam sobre as carreiras, e é justamente essa autoanálise que pretendemos incentivar com as oficinas”, destaca.

De acordo com a professora, há diversos fatores a serem analisados, como a dualidade entre fazer o que se gosta ou o que é mais rentável, e até mesmo como lidar com as pressões familiares. “Queremos proporcionar a eles a oportunidade de pensarem um pouco mais antes de escolherem uma carreira”, acrescenta.

Inscrições
Cada oficina terá duração de uma hora, com 20 vagas. As inscrições deverão ser feitas previamente, pelo site http://www.feiradecursos.ufpr.br/, a partir do dia 3 de agosto. As oficinas serão realizadas nos seguintes horários:

  • Dia 20 (quinta-feira): 11h, 13h e 14h
    Dia 21 (sexta): 11h, 14h e 15h30
    Dia 22 (sábado): 10h, 14h e 15h
    Dia 23 (domingo): 11h e 13h

A feira
A Feira de Cursos e Profissões se constitui na exposição individual de cada curso, em estandes próprios, onde são apresentadas as atividades ligadas ao ensino, pesquisa e extensão, além de informações sobre grade curricular, atividades complementares e mercado de trabalho. A estrutura prevista é de mais de 6 mil metros quadrados, entre o espaço de exposições, auditório e outras instalações.

Além disso, os estudantes poderão conhecer os cursos técnicos e o trabalho das empresas juniores ligadas à Universidade. Outros atrativos serão as sessões de planetário e a feira de ciências. Conforme já é tradição, também haverá uma programação de palestras específicas sobre as profissões, além do Tour Guiado – uma visita pelos campi da Universidade, que permite aos participantes conhecer a UFPR mais de perto. A participação em todas as atividades é gratuita.

É importante ressaltar que, nos dias 20 e 21, as visitas serão exclusivas para as escolas que fizerem o agendamento prévio.

Serviço
Feira de Cursos e Profissões
Data: 20 a 23 de agosto de 2015
Horário: dias 20 a 22, das 9h às 18h; dia 23, das 9h às 16h
Local: Setor de Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal do Paraná – Rua Alcides Vieira Arcoverde, 1225 – Jardim das Américas – Curitiba/PR
Inscrições para escolas: abertas, através do site http://www.feiradecursos.ufpr.br/
Entrada Franca
Mais informações: (41) 3360-5159 / feiradecursosufpr@gmail.com / https://www.facebook.com/feiradecursos

Leia também: Feira de Cursos UFPR já tem data confirmada para 2015

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...