ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Exposições do Circuito Universitário da Bienal Internacional de Curitiba estão abertas até o dia 30 de outubro

A terceira edição do Circuito Universitário da Bienal Internacional de Curitiba (CUBIC) traz à capital obras de 37 artistas e coletivos de instituições de ensino superior do Brasil, Argentina e Paraguai.  As exposições têm entrada franca e acontecem em cinco locais da capital paranaense: Museu da Gravura Cidade de Curitiba, Museu Municipal de Arte (MuMA), Museu de Artes da UFPR (MusA) e nas salas expositivas do Departamento de Artes da UFPR (DeArtes) e da Escola de Música e Belas Artes do Paraná (EMBAP/Unespar).

De forma pouco convencional, a mostra é realizada por meio de eventos itinerantes. O intuito é expandir as percepções e relações entre diferentes espaços expositivos curitibanos, convidando o público a transitar pela cidade em busca da totalidade de sua expografia.

Obra: Coquetel, de Paolo Pisano

Dentre os expositores, encontram-se artistas e coletivos de instituições como UFPR, UFRGS, UDESC, EMBAP, FAP/UNESPAR, Instituto Superior de Bellas Artes do Paraguai e Universidade Nacional de Córdoba (Argentina). Além das exposições, o CUBIC oferece aos artistas selecionados um processo de formação e vivência, ´por meio de grupos de trabalho, career service, palestras e workshops.

A curadoria do CUBIC 3 é assinada por Stephanie Dahn Batista, Iuska Wolski e Isadora Mattiolli e reflete as discussões emergentes do contexto dos jovens artistas. Os trabalhos selecionados versam sobre preocupações acerca do político e do sujeito, materializados em linguagens próprias da arte contemporânea.

Performance “Histrião”, de Giovana Martucci

As exposições ficam abertas ao público até o dia 30 de outubro de 2017. Durante o período expositivo também haverá visitas mediadas por uma equipe preparada pelo CUBIC e com a participação de alguns dos artistas selecionados. As visitas poderão ser agendadas pelo e-mail cubic@bienaldecuritiba.com.br.

Abertura  Performance “Repetidamente Repetente”, de Érica Storer

A abertura da mostra aconteceu em etapas. Cada local que está recebendo as obras teve uma cerimônia em um dia diferente. O primeiro espaço aberto foi a Sala de Arte Digital do Museu Municipal de Arte (MuMA), no dia 30 de setembro, em abertura conjunta com a programação oficial da Bienal Internacional de Curitiba.

No dia 3 de outubro, aconteceu a abertura do espaço expositivo Museu da Gravura. Em seguida, todo o público foi convidado a participar de uma caminhada até a sala expositiva do DeArtes (UFPR), onde a outra parte do encontro foi realizada. No dia 4 foi a vez da sala de exposições da Escola de Música e Belas Artes do Paraná – EMBAP, com caminhada até o Museu de Arte da UFPR – MusA.

CUBIC 3/2017         

Informações: cubic@bienaldecuritiba.com.br

Facebook: https://www.facebook.com/cubic.BienaldeCuritiba/
Instagram: @cubic.3

Sugestões

Capitães da areia é a obra do mês de agosto do Clube do Livro
A segunda temporada do Clube do Livro, promovida pelo Sistema de Bibliotecas (SiBi) da Universidade...
Projeto de extensão Ciência para Todos está com inscrições abertas para alunos da UFPR
O projeto de extensão “Ciência para Todos” está com inscrições abertas para o processo seletivo e trainee....
Projeto da UFPR oferece treinamento gratuito de futebol para meninas
Com o objetivo de trabalhar o desenvolvimento integral de meninas entre 10 e 14 anos através da prática...
Inscrições para cursos extensivos do Celin para novos alunos iniciam em 7 de agosto
As inscrições para os cursos extensivos ofertados pelo Centro de Línguas e Interculturalidade (Celin)...