Imagem Padrão

Exposição sobre “A Evolução” no MAE encerra dia 10 de novembro

04 novembro, 2013
10:02
Por prograd
Extensão e Cultura
"O Maior Espetáculo da Terra: A Evolução"

"O Maior Espetáculo da Terra: A Evolução"

A exposição “O Maior Espetáculo da Terra: A Evolução”, que está sendo realizada no Museu de Arqueologia e Etnologia de Paranaguá (MAE/UFPR), pode ser visitada até o dia 10 de novembro. A mostra tem a intenção de divulgar o conhecimento científico ligado à evolução e à paleontologia. A exposição dispõe de réplicas e peças originais de organismos atuais e pré-históricos que auxiliam a compreender mais sobre nossos antepassados e os mecanismos que explicam a vida na Terra.

A exposição é uma parceria entre o MAE e o Laboratório Móvel de Educação Científica da UFPR Litoral (LabMóvel), unidade que visa promover a sensibilização e a educação científica e ambiental para a preservação da natureza. Inaugurada em maio de 2013, em conjunto com a exposição “Praticar Arqueologia: Objetos e Pessoas Através do Tempo”, a mostra teve a presença de aproximadamente dez mil pessoas desde sua abertura. A Sede Expositiva do MAE em Paranaguá está localizada na Rua XV de Novembro, 575, no Centro Histórico e está aberta ao público de terça-feira a domingo (inclusive feriados) das 8 às 20 horas.

Evolução ─ O evolucionismo tem como grande precursor o pesquisador inglês Charles Darwin. Em seu livro “A origem das espécies”, o cientista relata a pesquisa que durou sua vida inteira e analisa fatores desconhecidos da natureza na época. Darwin foi chamado para trabalhar em uma expedição científica a bordo do navio Beagle e, nessa ocasião, Darwin começou a colecionar fósseis, rochas e plantas. Quando retornou à Inglaterra, iniciou suas anotações sobre a evolução, reunindo dados a respeito das variações das espécies. As peças utilizadas na exposição buscam apresentar a teoria revolucionária proposta pelo pesquisador, além de sensibilizar o visitante a respeito do tema.

Sugestões

21 fevereiro, 2025

Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]

20 fevereiro, 2025

Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.

19 fevereiro, 2025

A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]

18 fevereiro, 2025

O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]