Exposição Re-trata-ações une arte, direitos humanos e justiça; abertura em 26 de outubro

25 outubro, 2022
12:44
Por
0
Extensão e Cultura

O Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná recebe a exposição fotográfica coletiva “Re-trata-ações”. A abertura será na quarta-feira, 26 de outubro, às 18 horas, no Boulevard da Faculdade de Direito, no 2º andar do Prédio Histórico. A exposição fica em cartaz até o dia 11 de novembro.

A mostra é resultado de parte das atividades desenvolvidas no projeto de extensão Máquina de Ativismos em Direitos Humanos, coordenado pelo professor Leandro Franklin Gorsdorf, do setor de Ciências Jurídicas da UFPR. Utilizando diversas estratégias, o projeto pretende debater temas de direitos humanos através da interação entre arte e direito.

A exposição Re-trata-ações apresenta o trabalho em imagens de violações de direitos humanos retratadas para propor possibilidades de justiça, com o reconhecimento, respeito e proteção desses direitos.

A concepção é dos professores do departamento de Direito Heloisa Fernandes Câmara e Leandro Franklin Gorsdorf. A exposição tem participação dos artivistas Ana Milani, Bernardo Naqoyqatsi, Bruna Fernandes Hoffmann Schmidt, Emily Emanuele Franco Mewes, Gabriela Grupp, Heloisa Fernandes Câmara, Leandro Franklin Gorsdorf, Kwarahy e Stefany de Lucas e dos artista convidados Flávio Rocha e Miriane Figueira. O registro fotográfico é de Joyce Miranda Hespanha.

A produção da exposição é do Projeto Sacode e Movimenta, com Cassiana Carolina Fernandes da Costa, Cristiane dos Santos Souza, Joyce Miranda Hespanha, Suzy Peixoto Goncalves de Araujo e Victor Guidi Ramalho. Os diálogos conceituais são de Angela Couto Machado Fonseca, Felipe Prando, Rosane Kaminski, Maria Virginia Filomena Cremasco e Thiago Hoshino de Azevedo Pinheiro e os diálogos artísticos são de Flávio Rocha, Miriane Figueira e Preticia Jerônimo.

Saiba mais sobre o projeto de extensão Máquina de Ativismos em Direitos Humanos em @maquiatidh .

Serviço:
Exposição Re-trata-ações
Abertura: 26 de outubro (quarta-feira), 18 horas
Local: Boulevard (2º andar) da Faculdade de Direito da UFPR, Prédio Histórico na Praça Santos Andrade
Período da exposição: 26 de outubro a 11 de novembro
Entrada gratuita

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]