Exposição no Musa possibilita o aprendizado dos alunos

19 fevereiro, 2016
10:34
Por prograd
0
Extensão e Cultura
 Antonio Arney

Antonio Arney

“Desde a criação do Museu de Arte da UFPR (Musa), a ideia principal era de que o espaço seria um laboratório para aprendizagem dos alunos”, afirmou o professor do Departamento de Artes (Deartes), Fernando Bini. O professor lembrou desta intenção durante a abertura da exposição “Coisa com Coisa é outra Coisa”, do artista paranaense Antonio Arney, na noite de quinta-feira (18).

“E essa mostra proporcionou isso, também foi produzida para homenagear o talento do artista que este ano  completa seus 90 anos, disse o professor. Lembrando que as obras podem ser visitadas pelo público até o dia 9 de abril, durante a semana e, aos sábados, no período da manhã.

Memórias – Na oportunidade, Antonio Arney, muito emocionado, pediu para um aluno ler o discurso que preparou, no qual relata um pouco do seu percurso na Arte paranense. Sua memória passeou pelos tempos de sua sua participação no grupo de artistas, juntamente com Guido Viaro e outros tantos representantes do mundo da Arte no Paraná. Sobre seu trabalho, explicou que “a união dos materiais provoca conforto na visão do expectador”.

Confiança – A mostra foi produzida e organizada pelos alunos da disciplina de História da Arte no Brasil II, do curso de Artes Visuais da UFPR (2015), sob a orientação do professor Fernando Bini. Representando os estudantes, a  aluna Luska Wolski agradeceu a confiança de Arney em receber os acadêmicos, aceitar o convite para expor no Musa e acreditar no trabalho deles.

Equipe – Na continuidade, ressaltou a importância do aprendizado através da experiência de montar uma exposição em todas as suas etapas. “Tivemos a preocupação de, não só colocar a obra do artista no museu, mas em relatar sua biografia através de fotos. Produzimos também um vídeo com depoimentos de Antonio Arney, que também faz parte da exposição”, refletiu a aluna, reforçando o resultado deste trabalho em equipe.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]