Semana de Aperfeiçoamento em Engenharia Florestal recebe inscrições – até 2 de julho

11 maio, 2018
18:14
Por
0
Evento

Os interessados em participar ou submeter trabalhos para a II Semana de Aperfeiçoamento em Engenharia Florestal (SEAFLOR) da UFPR já podem se inscrever. O evento acontece de 16 a 20 de julho no Centro de Ciências Florestais e da Madeira (CIFLOMA), no campus Jardim Botânico, em Curitiba. As inscrições vão até dia 2 de julho.

A SEAFLOR é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Florestal da UFPR e oportuniza intercâmbio institucional a estudantes de Engenharia Florestal do Brasil, visando a difusão de conhecimentos relacionados às variadas linhas de especialização da área. A Semana possibilita, a partir da inscrição, a participação em um minicurso, no ciclo de palestras com profissionais renomados da área e uma viagem técnica em empresa de base florestal.

A submissão de trabalhos científicos está disponível até dia 2 de julho. A apresentação será no último dia do evento (20), em formato de pôster, e os trabalhos serão publicados em português ou inglês. Serão aceitos trabalhos de Tecnologia da Madeira, Conservação da Natureza, Manejo Florestal e Silvicultura, sendo eles com no máximo seis autores e pelo menos um inscrito no evento.

A estreia da SEAFLOR em 2017, para o professor do departamento de Engenharia Florestal Márcio Rocha, foi um sucesso. “O evento teve minicursos de excelente qualidade, com 115 participantes, 11 minicursos ofertados, 26 palestras de professores, estudantes e profissionais de Engenharia Florestal. Foram publicados 89 resumos expandidos e 10 apostilas, com ISBN”, conta, com expectativa de superação dos números nesta próxima edição.

As inscrições para o evento acontecem até dia 2 de julho, com taxas de R$50,00 para professores e estudantes e R$100,00 para profissionais da área. Os interessados podem efetuar a inscrição e encontrar mais informações pelo site oficial da SEAFLOR.

 

Confira abaixo os minicursos e áreas das visitas confirmadas:

Minicursos:
• Polpa e Papel: Biorrefinarias;
• Filmes superficiais para madeira;
• Bioenergia: uma alternativa sustentável;
• Espectroscopia VIS/NIR em conjunto com a identificação anatômica para distinção de espécies nativas;
• Estruturas em wood frame: propriedades físicas e mecânicas da madeira; • Planejamento e Análise de Experimentos;
• Introdução às Unidades de Conservação;
• Linguagem R para iniciantes: da programação básica à análise de dados;
• Curso básico de FARSITE e Flammap para a simulação de incêndios florestais.

Visitas técnicas – 19 de julho:
• Industrialização da madeira;
• Manejo florestal e silvicultura;
• Conservação da natureza.

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]