Projeto Sextas na Pós debate temas como cyberbullying e educação socioemocional

16 maio, 2023
13:34
Por Lais Murakami
0
Evento

A “Promoção de relações interpessoais saudáveis em diferentes contextos educacionais” é o mote central do projeto “Sextas na Pós: conversas com professores (as)” desta semana, que será transmitido pelo YouTube no dia 19 de maio, às 16h. O evento on-line é uma realização dos Programas de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Letras (PPGL) da Universidade Federal do Paraná.

A rodada temática sobre “Processos psicológicos em contextos educacionais” terá mediação da professora Ana Carina Stelko Pereira. A partir do eixo central, serão abordados diferentes temas. O primeiro é “Como cuidadores podem auxiliar os filhos a prevenir e enfrentar o bullying”, de Ana Carina Stelko e Pereira e Geysa Machado. O estudo apresenta a preocupação com a ocorrência de bullying a partir de influências familiares, com o objetivo de ampliar a segurança nas escolas.

O tema “Percepções de estudantes universitários sobre o cyberbullying e sua relação com o suporte social”, de autoria de Rodrigo Vogt e Loriane Trombini Frick, revela que o cyberbullying é um tipo de agressão que ocorre pelas novas tecnologias de comunicação, trazendo diferentes consequências aos envolvidos, especialmente no espaço escolar.

Na sequência, “Percepção de jovens encarcerados sobre a escola”, de Ellen Ferreira e Gabriela Reyes Ormeno, revela que a percepção da experiência escolar pode ser afetada por diversos fatores negativos, redundando em experiências de fracasso, exclusão e desinteresse dos encarcerados. As autoras propõem que a educação pode ser uma ferramenta fundamental para a ressocialização desses jovens e para a redução da reincidência criminal.

Encerrando a programação do dia, será apresentado o trabalho “Educação Socioemocional”, de autoria de Cinthia de Carvalho, com orientação do professor Josafá Moreira da Cunha, do Setor de Educação da UFPR. Considerando a disposição na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) de que a escolarização, além das competências cognitivas, deve promover a Educação Socioemocional, a pesquisa busca compreender a percepção de professores e alunos do ensino fundamental e médio sobre o assunto.

Serviço:
Projeto Sextas na pós: conversas com professores(as)
Tema: Processos psicológicos em contextos educacionais
Data: 19 de maio de 2023 (sexta-feira)
Hora: das 16h às 18h
Transmissão: Canal do PPGE no YouTube

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]