Evento discute literatura indígena e perspectiva de autores no Campus Rebouças – 30 de abril

25 abril, 2022
16:10
Por
0
Evento

No próximo sábado (30/4), o projeto “Parcerias pela leitura” traz dois encontros que vão debater temas relacionados à literatura. O primeiro é intitulado “Tape Ayvu Arandu: Literatura Nativa como expansão da Palavra” e traz o escritor guarani, autor de álbuns infantis, Olívio Jekupé e a pesquisadora Fernanda Felix como apresentadores. A segunda atividade é uma mesa-redonda sobre a perspectiva de autores e autoras sobre a escrita, e traz como debatedores o contista Alexandre Brasil de Siqueira, e a professora da UFPR e escritora, Janice Inês Nodari, com mediação de Taísa Barbosa Robuste, especialista em estudos linguísticos.

O encontro acontece na sala 102 do Campus Rebouças e as inscrições devem ser feitas via e-mail: associacaoler.com@gmail.com.

O evento ocorre em parceria com a Ler.com – Associação de leitura e escrita (“Sábados com a Ler”). O “Parcerias pela leitura” é organizado pelas professoras Suzete Bornatto e Fernanda Veloso do Departamento de Teoria e Prática de Ensino (DPTEN) e que entre abril e novembro vão realizar no último sábado de cada mês, eventos relacionados à literatura no Campus Rebouças.

Serviço

Data: 30 de abril

Local: Campus Rebouças, sala 102

9h – 10h30 – Palestra: Tape Ayvu Arandu: Literatura Nativa como expansão da Palavra

Participantes:

Fernanda Félix – Doutora em Letras e pesquisadora de abordagens plurais para o ensino-aprendizagem de línguas, do letramento e da ecologia de saberes.

Olívio Jekupé – Escritor guarani, autor de álbuns infantis como “Tekoa: conhecendo uma aldeia indígena”, “O Saci Verdadeiro” e “A Mulher Que Virou Urutau” (em português e guarani) .

10h30 – 12h – Mesa-redonda: A perspectiva de autores e autoras sobre a escrita

Participantes:

Alexander Brasil de Siqueira – Graduado em Letras pela UFPR e ganhador de diversos prêmios como contista.

Janice Inês Nodari – Professora da UFPR e autora de minicontos.

Mediação: Taísa Barbosa Robuste – Doutora em Estudos Linguísticos.

As vagas são limitadas e a participação será certificada pela PROEC.

Mais informações

Instagram

Inscrições por e-mail: associacaoler.com@gmail.com

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]