Egressos indígenas e docentes comentam experiência formativa na UFPR em evento internacional; 26/08

19 agosto, 2021
10:22
Por Lais Murakami
0
Evento

O livro Lecturas críticas sobre formación de profesionales indígenas en México y América Latina, que apresenta metodologias inovadoras na graduação para a formação de profissionais indígenas na América Latina, será lançado em evento on-line no dia 26 de agosto com a participação da professora Ana Elisa de Castro Freitas, do Setor Litoral da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e dos egressos indígenas Douglas Jacinto da Rosa e Roseli Loureiro de Melo, ambos formados na UFPR.

Em um capítulo em coautoria com a professora Mariana Paladino, da Universidade Federal Fluminense, Ana Elisa analisa as políticas de formação de jovens indígenas no ensino superior brasileiro e enfatiza as metodologias inovadoras produzidas na UFPR, especialmente observando trajetórias de estudantes indígenas formados em cursos cujo currículo expressa o arranjo do Setor Litoral e as metodologias desenvolvidas no Programa de Educação Tutorial e no Laboratório de Interculturalidade e Diversidade (LaID) desse Setor.

No evento, os egressos comentarão a experiência refletida no capítulo. Douglas é formado em Gestão Ambiental no Setor Litoral da UFPR e mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Roseli se formou em Fisioterapia também no Setor Litoral, onde desenvolveu uma pesquisa que lhe permitiu focar na área temática na qual posteriormente se especializou. Atualmente, ela atua como fisioterapeuta nas cidades de Chapecó e Nonoai.

A prática da UFPR será dialogada com as experiências do México e da Argentina e cada uma das autoras fará seus comentários. “Considero importante que nossa vivência de educação superior indígena na UFPR e no Setor Litoral – uma das mais antigas e consolidadas do Brasil – esteja representando o país nesse livro e nesse evento”, comenta Ana Elisa.

O evento é aberto e será transmitido a partir das 18 horas (horário de Brasília), do dia 26 de agosto, pelo YouTube neste link. O livro pode ser baixado gratuitamente aqui.

Diálogos sobre formación de profesionales indígenas en México y América Latina

Data: 26 de agosto de 2021

Horário: das 18h às 20h (horário de Brasília)

Transmissão: youtu.be/nMseQKSuGLM

Sugestões

14 agosto, 2023

Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar o ambiente químico em torno […]

10 agosto, 2023

No último dia 03, aconteceu a posse da nova Direção do Setor Palotina, Gestão 2023 – 2027, com […]

09 agosto, 2023

O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná (UFPR), está com inscrições […]

07 agosto, 2023

A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições Federais […]