

Na última sexta-feira,14/03, o evento “Pluralidade UFPR: Diversidade e Inclusão em Foco” trouxe palestras, oficinas e apresentações artísticas e culturais para o pátio e o prédio Dom Pedro I da Reitoria. Os temas tratavam de inclusão e das políticas afirmativas na universidade. O encontro serviu para recepcionar os novos estudantes cotistas da instituição e foi organizado pela Coordenação de Estudos e Pesquisas Inovadoras na Graduação (CEPIGRAD) da Pró-Reitoria de Graduação e Educação Profissional (PROGRAD)
O coordenador do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros , Josafá Moreira da Cunha, lembrou da importância destas ações para garantir a pluralidade na instituição, ”A gente precisa construir a diversidade, ela não está dada, é preciso pensar e impulsionar este processo”. Laura Ceretta Moreira, coordenadora do CEPIGRAD, também falou da importância de recepcionar os estudantes que entraram por meio das cotas. “Estamos comemorando os 10 anos do surgimento da política de cotas, este evento é mais uma forma de receber estes estudantes.”


Além das oficinas, durante o evento houve apresentação de esportes paralímpicos como as modalidades de bocha adaptada e basquete em cadeira de rodas. Os esportistas treinam na Associação dos Deficientes Físicos do Paraná (ADFP), em parceria com a UFPR. Derik Luiz Burbella participou da demonstração de basquete em cadeira de rodas, atleta a 5 anos na modalidade, ele buscou no esporte mais saúde e qualidade de vida. Burbella conheceu o esporte indicado pela professora Ruth Eugênia, coordenadora do projeto de extensão ““Clube Escolar Paraolímpico” da UFPR.
Por Rodrigo Choinski