Extensão ─ Por ocasião da abertura, o reitor Zaki Akel Sobrinho destacou que o evento produz uma reflexão sobre “o que fazemos na universidade”. Salientou que a extensão é uma via de mão dupla, que liga o saber com a sociedade. “Na UFPR ofertamos uma educação transformadora, não apenas limitada às salas de aula, mas através da extensão, interferimos nas comunidades para resolver problemas”, ressaltou. Da mesma opinião compartilhou o vice-reitor Rogério Andrade Mulinari quando enfatizou que a extensão influencia a vida de toda uma comunidade. “É um trabalho que tem uma dimensão muito importante, é a terceira missão da universidade, a realização de uma interface com a sociedade.
Na oportunidade, a pró-reitora de Extensão e Cultura, professora Elenice Mara Matos Novak, refletiu sobre os propósitos do evento definindo como “um momento significativo no qual serão discutidos os acertos nas comunidades em que a extensão passa”. Ainda a vice-diretora do Setor de Educação Deise Cristina de Lima Picanço lembrou do crescimento da extensão nos planos nacionais de educação.
Atividades ─ O tema deste ano remete as metodologias utilizadas nas atividades extensionistas, buscando trazer para discussão proposições e exemplos, levando em conta a dialogicidade ─ construção conjunta de encaminhamentos, ações e soluções por meio do diálogo entre a equipe de docentes, técnicos e discentes da UFPR e as comunidades ou grupos parceiros envolvidos nas atividades; o impacto e a transformação para estes grupos parceiros ou comunidades, na proposta de promover a autossustentabilidade, a organização e iniciativa dos participantes envolvidos; a oportunidade de vivência e construção da indissociabilidade entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão, por meio de atividades interdisciplinares e significativas para todos os envolvidos. A promoção é da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec).
Público ─ Estão participando do encontro estudantes e servidores, docentes e técnicos administrativos da UFPR; representantes de outras instituições de ensino superior dos governos municipal e estadual; representantes de agências e fundações de fomento, além de outros interessados. Compondo o programa, há também uma exposição fotográfica e a mostra de produtos oriundos dos programas e projetos de extensão.