Por iniciativa de estudantes que vivem na Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU), a violência na região central de Curitiba será tema de uma audiência pública no dia 6 de agosto, às 14 horas. Os alunos mobilizaram-se após a morte do estudante de Engenharia Civil da UTFPR Jorge Faria, esfaqueado durante um assalto no Largo da Ordem no fim de maio.
A audiência, que acontecerá na Câmara Municipal, tem apoio das pró-reitorias de Assuntos Estudantis da UFPR e da UTFPR, centros acadêmicos, da Casa da Estudante Universitária de Curitiba (CEUC), da Casa do Estudante Luterano Universitário (CELU), da União Paranaense de estudantes Universitários e Secundaristas, conselhos de juventude e Comissão de Educação da Câmara Municipal.
Foram convidados para a audiência representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Guarda Municipal e da Polícia Militar.
De acordo com os organizadores, roubos e furtos contra estudantes são freqüentes na região, muitas vezes com ameaças de agressão física. Os estudantes pretendem discutir estratégias de combate à violência que vão além do uso da força física. “Entendemos que a repressão e o confronto multiplicam vítimas e não amenizam o crime. Falar de segurança é falar de educação, geração de emprego e renda e precisamos nos dispor a pensar sobre o tema”, defende o presidente da CEU, Clever Quadros.
Além da audiência pública, a CEU organizou um abaixo-assinado pedindo melhorias nas medidas de segurança adotadas pelo município. O documento já conta com 1000 assinaturas e recebeu o apoio das instituições estudantis, moradores e comerciantes, além de síndicos de 15 condomínios.
Audiência pública sobre segurança e o direito à cidade
Data: 6 de agosto
Horário: 14 horas
Local: Câmara Municipal de Curitiba