Alunos, professores e pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) participaram, entre os dias 24 e 28 de novembro, do XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, realizado em Foz do Iguaçu. O simpósio é o maior evento na área de recursos hídricos no Brasil e reuniu mais de 1.500 participantes nacionais e internacionais.
A comitiva da UFPR reuniu 41 discentes, nove docentes, e dois pós-doutorandos de três Programas de Pós-Graduação diferentes: Engenharia de Recursos Hídricos e Ambiental (PPGERHA), Engenharia Ambiental (PPGEA) e Geografia (PPGGEO); além de seis alunos de iniciação científica. Foram apresentados mais de 50 trabalhos nas modalidades oral e pôster, o que reflete o avanço das pesquisas e dedicação dos participantes. A participação foi possível devido ao apoio do Setor de Tecnologia – que disponibilizou um ônibus para o transporte dos alunos –, bem como o auxílio dos Programas de Pós-Graduação e de projetos de pesquisa.
Foto: Arquivo Pessoal
Egressos da UFPR, profissionais de empresas públicas paranaenses, universidades estaduais e empresas privadas também comungaram dos princípios de inserção defendidos pela UFPR, participando das atividades do Congresso e de momentos de troca de informações e discussões de interesse estadual e nacional.
Os professores Daniel Detzel, Cristovão Fernandes e Heloise Knapik, do Departamento de Hidráulica e Saneamento e do PPGERHA, proferiram palestras nas áreas de usinas hidrelétricas, produção de conhecimento em recursos hídricos e futuro da gestão da qualidade da água. Na ocasião, o professor Cristovão Fernandes, atual coordenador do PPGERHA, compôs a chapa para candidatura da nova diretoria da Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro) e foi eleito para o cargo de vice-presidente no período de 2020-2021.
A Pós-Graduação Brasileira passa por um novo processo de avaliação, voltado à identificação e quantificação do impacto de transformação da pesquisa na sociedade brasileira. Nesse sentido, a UFPR, por meio de seus professores e estudantes, contribui para este desafio, em especial no contexto nacional de recursos hídricos e dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Já está disponível a avaliação de cursos e disciplinas do segundo semestre do ano letivo de 2024. Alunos […]
Pesquisadores do Núcleo de Fixação Biológica de Nitrogênio da UFPR trabalharam décadas para criar inoculante que alavanca produção na agricultura.
A exposição “Nhande Mbya Reko: Nosso Jeito de Ser Guarani”, do Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade […]
O Centro de Estações Experimentais – Fazenda Canguiri da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu doze novos equipamentos […]