Estudantes de Palotina debatem PNE e regulamentação da profissão de tecnólogo

30 abril, 2012
11:34
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Ensino e Educação
Deputado Vanhoni fala a estudantes e professores

Deputado Vanhoni fala a estudantes e professores

Os centros acadêmicos dos cursos de Tecnologia em Biotecnologia,  Biocombustíveis  e Aquicultura da UFPR – campus Palotina – organizaram no dia 26 de abril um encontro com o deputados federal Angelo Vanhoni e o deputado estadual Elton Welter para debater os projetos de lei do Plano Nacional de Educação (PNE) 2011-2020 e o que regulamenta profissão de tecnólogo. O deputado Vanhoni é o relator dos dois projetos de lei que tramitam na Câmara dos Deputados.

Para os mais de duzentos alunos e professores do campus Palotina, que compareceram ao debate, foi a oportunidade de dialogar com o relator, pois é ele o parlamentar que ao exercer a relatoria das matérias, quem mais influi na decisão dos demais parlamentares sobre as mesmas.

O deputado Vanhoni chamou a atenção para os desafios que as 20 metas impõem à educação brasileira para este decênio. Para se ter uma ideia, a meta 12 do plano, que trata do acesso ao ensino superior, pretende passar dos atuais 6,1 milhões de  alunos matriculados no ensino superior, dos quais 1,6 milhão em faculdades e universidades públicas para 12 milhões de alunos matriculados, sendo 4,1 milhões em escolas públicas (70% presencial e 30% EaD). Lembrou que este desafio, que não é pequeno, significa a necessidade de se construir mais universidades, muito mais salas de aula, laboratórios, bilbiotecas, restaurantes universitários e principalmente formar e contratar muito mais professores e demais profissionais em educação e tudo o mais que compõe uma universidade de qualidade. A educação profisional, meta 11, propõe passar dos atuais 1,1 milhão para 3,4 milhões de alunos matriculados.

Para dimensionar o tamanho de tais desafios, o deputado Vanhoni lembrou que no período do governo Lula, com 5,1% do PIB, foram criadas 12 novas universidades públicas e realizada toda a expansão do projeto Reuni, que só no Paraná está possibilitando a grande transformação que ocorre na UFPR e na qual o campus Palotina é um exemplo, mas que também permitiu a criação de três universidades no estado: a Unila, em Foz do Iguaçu e a Universidade da Fronteira Sul, com um campi em Realeza e outro em Laranjeiras do Sul. Além disso, a criação dos Institutos Federais que no Paraná atualmente tem 15 campi e deverá chegar em 2014 a mais de 20 espalhados em todo estado. Soma-se a este esforço a Universidade Tecnológica do Paraná que passou dos cinco campi iniciais para atuais 12  e passará de 15 unidades em todo estado até 2014.

Os alunos Bruno Lopes, representante discente no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Jean Fausto de Carvalho Paulino, Presidente do Centro Acadêmico de  Biotecnologia, tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o PL que regulamenta a profissão de tecnólogo, discutir aspectos práticos relativos ao registro nos conselhos profissionais e  reivindicar que a legislação possibilite um melhor aproveitamento dos profissionais recém-formados  pelo mercado de trabalho. Neste sentido, o deputado estadual Elton Welter manifestou disposição em levar a matéria à Assembleia Legispativa do Paraná e buscar mecanismos que possibilitem às empresas estatais como Copel e Sanepar incorporar nos seus quadros funcionais vagas nas diversas formações de tecnólogos, com a consequente abertura de concursos públicos para admissão desses profissionais.

Durante o evento, os deputados e o servidor Norton Nohama, representando o reitor Zaki Akel Sobrinho, entregaram um exemplar do relatório do Fórum Estadual de Educação-PR a cada um dos presidentes dos centros acadêmicos de Palotina. O relatório, produzido em 2011 a partir de dez grandes debates realizados em todo o Estado do Paraná, contém mais de 1,4 mil contribuições ao PNE 2011-2020. Todas as informações, debates, materiais fontes e o próprio relatório do fórum, inclusive a tramitação do projeto de lei podem ser acessados no site www.pne.ufpr.br.

Fonte: ACS/Gabinete do reitor

 

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