logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes de Arquitetura da UFPR vencem concurso para área de lazer do Hospital Adauto Botelho

 

O projeto vencedor propôe que o espaço sofra intervenções mínimas, sem quebra de paredes, facilitando a integração dos ambientes interno e externo e tornando o local um espaço agradável. Imagem: Equipe Limiar.

Um grupo de cinco estudantes de arquitetura a UFPR foi o vencedor do concurso nacional promovido pelo Grêmio de Arquitetura e Urbanismo e o Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná para criar uma área de lazer em uma das alas desativadas do Hospital Colônia Adauto Botelho, em Pinhais. O espaço será utilizado por homens e mulheres em tratamento psiquiátrico.

Os vencedores foram os estudantes de Arquitetura da Equipe Limiar: Alexandre Kenji Okabaiasse (do 5º no do curso), Daniela Moro e Gabriel Tomich (4º ano), Diego Pinto Rodrigues e Lara Seleme Modro (todos do 3º ano). Eles foram orientados pela professora Andrea Berriel, responsável técnica pelas obras de interiores e paisagismo, e escolhidos por uma banca formada por três professores do Centro Acadêmico de Arquitetura e duas profissionais de enfermagem do hospital.

Um dos hospitais da rede pública de saúde mais importantes do Estado, que atende a 100% dos seus pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Adauto Botelho presta assistência aos cidadãos que sofrem de transtornos mentais e outras necessidades decorrentes do uso de álcool ou outras drogas.

Obras

De acordo com a presidente da Comissão Organizadora e vice-presidente do Grêmio de Arquitetura, Maria Augusta Kroetz, 11 inscrições foram homologadas e oito projetos foram entregues. Apenas da UFPR, foram nove equipes inscritas e sete projetos. Os critérios para a definição dos vencedores foram “o custo do projeto e a facilidade de realização das obras, além da funcionalidade e da estética”.

A obra deve custar de R$ 30 mil a R$ 50 mil, mas não tem data para começar. A reforma será feita em um espaço de 802 m², dos quais 319m² de área construída e 483m² de pátio. “Precisamos, primeiro, arrecadar fundos. A obra vai depender de quanto demoraremos para arrecadar os recursos e se teremos voluntáarios ou não”, comentou Maria Augusta. Isto será feito por meio de um financiamento coletivo (por meio das redes sociais) e da convocação de voluntários, que reduziria o custo da obra.

A proposta

De acordo com Lara Modro, o principal objetivo da proposta foi integrar a galeria e o pátio já existentes no local. “Mesmo com todos os esforços que a equipe que trabalha lá faz para deixar o ambiente mais acolhedor, a arquitetura do local não favorece um tratamento mais humanizado”, comentou. “As relações entre o interior e o exterior constituem uma questão chave. A proposta buscou, com intervenções mínimas, agir pontualmente sobre os elementos que definem ´dentro´ e ´fora, em especial os muros, paredes e a galeria porticada existentes´”.

Para a estudante, a mudança poderá transformá-los em agradáveos espaços de convivência e lazer. Ela disse que o grupo evitou a demolição de paredes para diminuir o custo final do projeto. “Também demos atenção especial ao espaço multiuso, localizado bem no centro da unidade de recreação. Nele, a intenção foi conformar mobiliários versáteis que propiciassem um uso mais livre do ambiente para atividades coletivas”, explicou.

Lara avaliou ainda que a participação no projeto foi muito importante pra o grupo. “Foi uma oportunidade muito rica para nós não só pela possibilidade de fato de construí-la, ajudando a melhorar um pouco a vida dessas pessoas, mas também por todo o aprendizado e a pesquisa que envolvem projetar para pessoas com uma realidade tão diferente”, comentou. (Sucom da UFPR, com Gazeta do Povo)

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...