ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes da UFPR ganham competição de empreendedorismo com jogo para pessoas portadoras de Alzheimer

Da esquerda para a direita, Iagor, Pedro, Karen, Evelize e Marco. Foto: Arquivo Pessoal/Divulgação

 

Um grupo de alunos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) conquistou a primeira colocação no Health Business Summit (HBS) da região Sul na edição de 2022. A equipe de estudantes é composta por Evelize Behrens, Karen Ribeiro e Pedro Murad do curso de Medicina, e pelos acadêmicos Iagor Carvalho da Engenharia Elétrica e Marco Antonio Przybysz de Engenharia Mecatrônica da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Juntos, criaram a startup Cuca Jogos, que foi desenvolvida tendo como proposta melhorar o tempo de convivência entre o idoso e o cuidador.

Segundo Evelize, a finalidade do trabalho é desenvolver soluções  para os cuidadores, quanto para os pacientes onde poderão trocar experiências e tornar o dia-a-dia mais leve. “Esta proposta nos levou a ganhar o 1° lugar no Health Business da região Sul, competição realizada no final de 2021 e agora em abril iremos competir o Nacional em Belo Horizonte concorrendo a um investimento de R$100 mil reais que estamos ansiosos para participar”, conta a acadêmica.

Trata-se de uma plataforma com jogos cognitivos e personalizados, o primeiro produto é um quebra-cabeça adaptado com a foto do idoso. O programa tem o objetivo de resgatar a memória familiar do idoso e promover um tempo de qualidade na rotina do cuidador enquanto a pessoa portadora da doença de Alzheimer estaria resolvendo o Puzzle.

A ideia do projeto surgiu a partir da convivência de Karen com a avó, que é portadora de Alzheimer. Ela conta que com o passar do tempo a comunicação foi ficando cada vez mais difícil, pensando em novas formas de interagir com a sua vó, assim surgiu o Cuca. “Esperamos poder ajudar o maior número possível de famílias e, para isso, contamos com o apoio da universidade, tanto na validação científica do nosso produto, quanto na promoção de eventos de inovação e empreendedorismo”, reflete a estudante de medicina.

Pensando em um melhor desempenho dos usuários, o grupo idealizou, ainda, um aplicativo (app) com dicas de especialistas e troca de experiências entre cuidadores. O app será desenvolvido posteriormente. Assim como a consolidação do site que se encontra em fase final de desenvolvimento, onde serão disponibilizados jogos gratuitos e pagos.

Health Business Summit

A edição deste ano teve início em agosto de 2021 e ocorreu de forma totalmente online. O evento contém cinco etapas que são: Inscrição, Capacitação, Competição Local, Aceleração e Competição Final.

As inscrições finalizaram no dia 30 de julho de 2021 e logo deram início a capacitação, que foi um período em que os competidores tiveram acesso a diversos conteúdos para auxiliar no desenvolvimento e elaboração da Startup. Logo em seguida, foi dada a largada para a competição local que foi representada pela apresentação do pitch para os jurados de cada região. Nesta etapa foram selecionadas duas equipes para a competição final.

A competição final ocorreu nos dias 07 e 08 de abril no Teatro Feluma em Belo Horizonte,  Minas Gerais, o melhor projeto receberá um prêmio no valor de R$100 mil, além de possibilitar parcerias e futuros investimentos.

(Por Felipe Reis, estagiário, com orientação de Simone Meirelles)

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...