logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estudantes da UFPR conquistam segundo lugar no concurso audiovisual da Andifes com vídeo sobre cidadania

Os estudantes da Universidade Federal do Paraná (UFPR) Guilherme Olímpio, Victor Finkler, Giulia Pawlow e Lucas Daniel de Lima ganharam o segundo lugar no concurso da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), com vídeo abordando a ação “Pergunte aos Cientistas”, da Agência Escola UFPR. A equipe competiu com outras 55 produções de todo o país. O concurso, que está na terceira edição, teve como tema “Universidade: Conhecimento e Cidadania”. A premiação ocorreu na quinta-feira, dia 28, com participação remota dos vencedores.

A produção aborda o conhecimento científico compartilhado em diálogo com a sociedade na ação “Pergunte aos Cientistas”, da Agência Escola UFPR. Foto: Andifes/YouTube-Divulgação

A ação abordada no vídeo dá voz a pesquisadores da UFPR que compartilham conhecimento científico em linguagem acessível respondendo dúvidas da sociedade. Guilherme, Giulia, Lucas e Victor são estudantes do Departamento de Comunicação da Universidade e também bolsistas ou ex-bolsistas de graduação na Agência Escola UFPR (AE).

A premiação ocorreu na quinta-feira, dia 28, com participação remota dos vencedores. Foto: Arquivo pessoal

Lucas Daniel de Lima, um dos participantes, acredita que a produção por trás de toda a criação do vídeo para a Andifes foi o ponto forte do trabalho. Gravado em ambientes externos, ainda com o uso de máscaras e explorando os espaços da Universidade, para ele, o vídeo causou impacto. “Foi bem importante conceituar um produto da AE naquele papel que é muitas vezes esquecido por quem está fora da universidade, o de gerar ciência, conhecimento e compartilhá-la com a sociedade. O Pergunte aos Cientistas foi o produto ideal, já que permite trabalhar as noções de conhecimento pelos meios de comunicação democrático (o que traz noções de cidadania) e de amplo alcance”, acrescenta Lucas.

Para a professora Regiane Ribeiro, coordenadora geral da Agência Escola, essa premiação expressa a sensação de dever cumprido e a consolidação do trabalho. “O segundo lugar representa a forma como a Agência vem mantendo um nível de qualidade naquilo que produz. Ela vem sendo premiada em muitas frentes. É incrível coordenar esse projeto”, comenta a professora que também é diretora do Setor de Artes, Comunicação e Design (Sacod), da UFPR.

Saiba mais sobre o vídeo neste link e assista à produção aqui

Por Chananda Lipszyc Buss
Sob supervisão de Chirlei Kohls
Parceria Superintendência de Comunicação e Marketing (Sucom) e Agência Escola de Comunicação Pública da UFPR

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...