logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Estandes interativos e demonstrações de projetos fazem sucesso na Feira de Cursos e Profissões

Uma das grandes atrações da Feira de Cursos e Profissões da UFPR são os estandes com experimentos, jogos e projetos inusitados. Na edição de 2022, a Feira contou com várias apresentações interativas que atraíram a atenção dos estudantes que visitavam o local. O evento ocorreu de 18 a 21 de agoso no complexo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Piraquara, região metropolitana de Curitiba.

O estande de Química, por exemplo, demonstrava aos estudantes um pouco mais sobre uma das ciências mais temidas pelos vestibulandos. Com vários experimentos interativos e divertidos, o local foi um sucesso entre os alunos que passavam pela Feira. Segundo a professora do departamento de Química, Glaucia Pantano, demonstrar como a Química está presente no nosso dia-a-dia é um dos grandes objetivos da exposição, que realizava os experimentos utilizando produtos comuns, como álcool e mel. “Às vezes, ouvimos que a Química é muito difícil, que nunca vai ser utilizada, mas a Química está no nosso cotidiano. Então quando a gente demonstra que a ciência é acessível e está extremamente presente no nosso dia-a-dia, acaba ficando mais fácil para os estudantes se atraírem e aprenderem mais sobre o assunto”, afirma.

Estande de Química fez experimentos com álcool e mel. Foto: Luísa Mattos

A graduanda de Química, Lorena Braga, ressalta também a importância do estande para o incentivo das mulheres na ciência. “Durante esses dias de Feira, nós tivemos uma grande quantidade de alunas trabalhando para ensinar sobre Química e várias meninas que se interessaram pelo curso e pelos experimentos. É muito importante que as mulheres estejam próximas dessa área, para que, num futuro próximo, possamos ver a quantidade de mulheres na ciência aumentando ainda mais”.

No curso de Engenharia Florestal, o Laboratório de Abastecimento e Mecanização Florestal da UFPR (Lamec) forneceu um simulador de colheitadeira florestal. O equipamento normalmente é utilizado pelo laboratório nas comunidades mais afastadas, mostrando para a população que trabalhar com esse tipo de maquinário pode ser uma boa opção.  Mas, na Feira, o simulador serviu para atrair a atenção dos alunos e demonstrar um pouco mais sobre a área de atuação de um engenheiro florestal, como afirma o estudante de graduação, Luiz Henrique Rodrigues. “Em nosso estande ele foi um grande atrativo para o curso. Durante os quatro dias, vários estudantes vieram testar e acabaram se interessando pela área. Até pessoas que nem conheciam a graduação gostaram do curso depois de testar o simulador e vieram conversar conosco para saber mais detalhes”.

Colheitadeira florestal usada para demonstrar a área de atuação de um engenheiro florestal. Foto: Emerson Araujo

Outra atração que chamou a atenção de muitos estudantes durante a Feira foi da Equipe Yapira de Robótica. O projeto de extensão, que é composto por integrantes dos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, Engenharia de Produção e Ciência da Computação, tem como principal objetivo promover a execução de atividades de pesquisa nas áreas de robótica, eletrônica e computação, bem como atividades de extensão para levar a universidade e o conhecimento gerado por ela para outras instituições de ensino.

O projeto Yapira promove atividades de pesquisa nas áreas de robótica, eletrônica e computação. Foto: Emerson Araujo

Para a Feira deste ano, foram expostos alguns robôs produzidos pelos alunos e outros projetos que a equipe auxiliou na construção. O estudante de graduação e participante do projeto, Artur Coelho, relata que o estande demonstrou aos visitantes que é possível aprender sobre vários setores diferentes dentro da universidade. “Nós entendemos que, além de divulgar as graduações, expor esse projeto mostra para os futuros calouros que eles podem aprender muito mais do que a faculdade ensina e em muitas áreas diferentes”, conclui.

Por Emerson Araujo

Sob orientação de Jéssica Tokarski

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...