Em 2018, pela segunda vez, a Universidade Federal do Paraná tem uma equipe representante na competição Race to Zero, promovida pelo Departamento de Energia dos Estados Unidos. Em 2017, a universidade foi a primeira instituição brasileira a participar. Este ano, a UFPR concorre com mais 83 equipes de todo o mundo.
A equipe está concorrendo na categoria Elementary School (Escola de Ensino Fundamental) – uma das cinco categorias do concurso internacional de arquitetura, cujo desafio é projetar casas autossuficientes em energia. O projeto do time foi desenvolvido no ambiente de uma escola de Ensino Fundamental e visa gerar a mesma quantidade de energia que a escola consome. O objetivo é avançar o estágio técnico – eficiência energética e desempenho ambiental – e espacial de produção das escolas públicas. O trabalho incentiva a discussão sobre a construção futura de uma escola, dentro do terreno da universidade, que sirva como incubadora de métodos inovadores de ensino e modelo de construção sustentável, econômica e acessível à realidade.
Pensada de modo a valorizar a multidisciplinaridade do projeto, a equipe – formada por estudantes e professores – foi organizada em quatro grupos: Arquitetura & Design, Apoio Linguístico, Ciência e Tecnologia (C&T) e Gestão. O projeto está sendo desenvolvido de acordo com as bases técnicas norte-americanas, seguindo as mesmas preocupações de controle ambiental e eficiência energética que dedicam a suas construções. Entretanto, o time tenta adaptar as inovações técnicas dos EUA à realidade local, acrescentando soluções típicas brasileiras para o clima e situação socieconômica do Brasil.


Como o concurso é realizado em inglês, a língua acaba sendo um fator limitante em alguns aspectos. Assim, o Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA) está assessorando na apresentação escrita e oral da equipe. A primeira etapa do projeto a ser avaliada foi entregue no dia 20 de fevereiro e, em breve, será dada a resposta de quais equipes irão pessoalmente ao laboratório participar das finais. Se escolhida, a equipe deve defender o projeto na sede do Laboratório Nacional de Energia Renovável dos Estados Unidos nos dias 21 e 22 de abril de 2018.
A mestranda em Arquitetura e líder do grupo de alunos, Isabela Fiori, conta que o projeto está muito bem estruturado e utiliza soluções arquitetônicas e materiais construtivos disponíveis na região que contribuem para o conforto ambiental e a adequada conservação de energia. “A partir de agora faremos várias análises energéticas computacionais para aprimorar o modelo arquitetônico, até chegarmos a uma construção que consuma a mesma quantidade, ou menos, de energia que é gerada, sem perder a qualidade espacial e estética”. Depois desta fase, temos que preparar uma apresentação em que todas essas soluções sejam compreensíveis a um júri, que será o responsável por eleger a equipe que atingiu de forma mais adequada os objetivos do concurso”.
Isabela revela que é gratificante aprender sobre a forma norte-americana de pensar as construções, já que o país está vislumbrando um futuro em que cada edificação se torne eficiente e produza a própria energia. “São ideias muito à frente da realidade construtiva brasileira que podem nos ajudar a desenvolver uma consciência sobre o grande impacto das construções no ambiente, incentivando maior responsabilidade social nos projetistas e construtores, vanguarda que é nossa obrigação como acadêmicos”. A mestranda também acredita que a maior importância da participação da UFPR nesta competição reside na troca de experiências entre os saberes brasileiros e as potencialidades que a indústria de construção abre. “Além de cultivar uma cultura de comunicação entre universidades, aproximando cada vez mais a UFPR dos grandes centros de ensino no mundo”.


Confira todos os membros da equipe participante do Race to Zero:
Orientador acadêmico: Cervantes Ayres Filho, docente do curso de Arquitetura.
Consultor de conforto ambiental: Professor Aloísio Schmid.
Centro de Assessoria de Publicação Acadêmica (CAPA): Ron Martinez, diretor-geral, e professor Eduardo Figueiredo.
Maquete 3D: Professor Tiago Vignatti, do Departamento de Informática. Gabriela Araújo, da Black River Studios – estúdio de jogos da Samsung –, como orientadora externa à UFPR.
Administração geral do projeto e responsáveis pela comunicação e angariação de fundos: Anna Tempesta e Klarissa Saes, da Agência UFPR Internacional.
Líder dos alunos: Isabela Fiori, mestranda em Arquitetura.
Equipe de Arquitetura & Design: Camila Esturilho, Fernanda Miloco, Natali Remus e Muryel Gomes, Alexandre Bessa, Emanuela Silveira e Tayane Camara.
Equipe de Apoio Linguístico: Helena Sturmer, Thais Cons e Ariane Chaia.
Gestão: Thiago Severo.
Equipe de Ciência &Tecnologia: Matheus Neves e Stephanie Briere Americo.