logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Equipe da UFPR garante destaque em competição nacional de veículos off road construídos por estudantes

O estudo e o trabalho desenvolvidos durante todo um ano por alunos de Engenharia Mecânica e Elétrica da UFPR ganharam reconhecimento nacional na última semana. O veículo projetado e construído pelos estudantes – sob supervisão do professor Jorge Erthal – levou à conquista da melhor colocação da equipe, desde sua criação, nas competições Baja SAE Brasil.

Veículo projetado e construído pelos alunos  foi o primeiro - e um dos apenas cinco - que conseguiu concluir uma das provas mais  difíceis. FOTO: Samira Chami Neves
Veículo projetado e construído pelos alunos foi o primeiro – e um dos apenas cinco – que conseguiu concluir a prova para definição do grid de largada. FOTO: Samira Chami Neves

Os resultados foram divulgadas na quarta-feira (06), após disputas realizadas em São José dos Campos, entre 31 de março e 03 de abril deste ano. A equipe da UFPR – que garantiu participação na etapa nacional por ter sido a vencedora da etapa sul em 2015 – competiu com outros 74 times, que representavam 68 instituições de ensino brasileiras.

As disputas Baja SAE são promovidas pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade, uma organização mundial que põe em prática o treinamento de sala de aula, desafiando os alunos a projetarem, criarem e testarem o desempenho de um veículo off road real, apto a um ambiente competitivo. Além de avaliações estáticas e outras provas dinâmicas para análise total do desempenho técnico, administrativo e econômico do projeto, há um desafio final: o Enduro de Resistência.

FOTO: Samira Chami Neves
Equipe da UFPR comemora ao final de quatro dias de provas. FOTO: Samira Chami Neves

Envolvimento

Para o professor Erthal, a UFPR vem alcançando uma evolução considerável nesse tipo de competição. Segundo ele, a edição deste ano foi a primeira em que a equipe conseguiu marcar pontos em todas as provas. “Mas certamente nosso momento de maior orgulho foi durante a prova de Suspension and Traction, que define o grid de largada. Quando chegou nossa vez de fazer o percurso, já haviam passado por ali uns 30 carros tentando completar o circuito; sem sucesso. Fomos os primeiros a conseguir! Isso causou uma vibração geral de todos que assistiam apreensivos “, conta o professor. No total, apenas cinco veículos conseguiram concluir a prova. (confira o vídeo que mostra o momento da conquista do Mohave, nome dado ao veículo projetado pela equipe da UFPR) 

A dedicação dos estudantes nos meses de preparo ainda rendeu ao grupo outro importante título. Pela organização e disciplina dos membros da equipe durante a 22ª Competição, a turma da UFPR foi homenageada pela organização com a premiação de Equipe 5S. De fato, o box de 5x5m – único espaço disponível para todos os equipamentos e procedimentos necessários à equipe – recebeu atenção especial dos estudantes. Entre estudos e montagens, eles ainda encontraram tempo para criar um sistema modular funcional às tarefas executadas no box e ainda com fácil transporte. “Nosso box chamou a atenção da organização pela limpeza, funcionalidade, identificação de peças, ferramentas; algo bem diferente da maioria das equipes”, explica Erthal.

Organização no box dos alunos rendeu à UFPR o título de Equipe 5S. FOTO: Samira Chami Neves
Organização no box dos alunos rendeu à UFPR o título de Equipe 5S. FOTO: Samira Chami Neves

A 12ª colocação geral foi recebida com muito otimismo pela equipe, pois, embora o foco fosse garantir lugar entre os dez primeiros, o próprio professor preparava expectativas reais de estar entre os 15. “Lógico que precisamos avaliar e buscar sempre melhorar. Mas não tem como não se envolver, se emocionar com a garra e a dedicação desses estudantes. Ano que vem é top 10!”, abre-se o professor.

Leia também

UFPR participa de campeonato nacional de veículos off road projetados por estudantes

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...