ufpr_bcopng

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Entidade internacional de química seleciona docente da UFPR para ação que celebra 150 anos da tabela periódica

A ação que a União Internacional de Química Pura e Aplicada (Iupac) — uma das principais associações internacionais dessa área de conhecimento — está promovendo em alusão aos 150 anos da tabela periódica, completados em 2018, terá participação de uma docente do Departamento de Química da UFPR, Elisa Sousa Orth.  De julho de 2018 a julho de 2019 a Iupac selecionará um cientista por mês para representar um elemento químico da tabela — são 118 no total.

Até este mês, foram selecionados 48 pesquisadores, entre eles Elisa, que representará o elemento cromo. Contando com a docente da UFPR, a lista tem até agora dois cientistas brasileiros.

“Fiquei bastante honrada com o reconhecimento e o prêmio”, conta Elisa, que recebeu, em 2015, o Prêmio Para Mulheres na Ciência, entregue pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e pela Academia Brasileira de Ciências (ABC). Na UFPR, a professora coordena o Grupo de Catálise e Cinética (GCC).

Comemoração

Chamada de  Periodic Table of Younger Chemists (“tabela periódica de jovens químicos”, em tradução livre), a comemoração da Iupac também marca os cem anos da entidade e o Ano Internacional da Tabela Periódica, celebrado em 2019.

A ideia da Iupac é escolher oito cientistas por mês. Os elementos químicos serão representados segundo a ordem de descobrimento deles. Os últimos elementos serão revelados na assembleia geral da Iupac e no Congresso Mundial de Química, que serão realizados em Paris em julho de 2019.

De acordo com a associação, a tabela periódica resultante das seleções “destacará a diversidade de carreiras, criatividade e dedicação dos jovens químicos que nos levam ao próximo século”.

Sobre a Iupac

Fundada em 1919 e sediada na Carolina do Norte (Estados Unidos), a Iupac é a autoridade mundial em nomenclatura e terminologia química.

Entre essas atribuições está a nomeação de novos elementos na tabela periódica e o desenvolvimento de métodos padronizados de medição.

Para saber mais sobre a ação, acesse o site da Iupac.

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...