

Hoje, quinta-feira (13), encerra-se as inscrições para o curso “Operação de Processos em Batelada”, ofertado pela Escola Piloto de Engenharia Química da UFPR. Podem participar alunos da graduação em Engenharia Química que estejam cursando a partir do quarto período, pós-graduandos e professores. As inscrições podem ser feitas pelo site http://epequfpr.blogspot.com.br e a confirmação será enviada via e-mail.
O curso será ministrado nos dias 17, 19, 21, 24, 26 e 28 de março, no horário das 18 às 20h45, no Centro Politécnico (prédio da Engenharia Química, sala EQ 18, 2º andar). O curso é gratuito, exceto pelo material (apostila) que pode, opcionalmente, ser adquirido durante o período de aula.
Na graduação de Engenharia Química são estudados muitos processos industriais e as operações unitárias correspondentes. Na maioria das vezes, são analisados apenas casos nos quais o trabalho é feito de forma contínua; no entanto, é muito comum haver processos ou operações que transcorrem de forma descontínua, isto é, ocorrem em ciclos, chamados geralmente de bateladas.
Exemplos típicos destes casos acontecem nas indústrias alimentícias, farmacêuticas, químicas finas, ou, de maneira geral, em processos com quantidades relativamente pequenas ou que envolvam um grande número de produtos diferentes. Entre as operações mais comuns que podem ocorrer de forma descontínua merecem destaque a filtração, a cristalização e a destilação, além dos reatores em batelada.
Este curso analisará aspectos gerais destes casos citados, com ênfase para a otimização no uso e na operação dos equipamentos descontínuos. Uma atenção especial é dada para a minimização do uso de água ou de soluções utilizadas nesses processos. Além do estudo das principais operações unitárias e da análise energética dessas situações, o curso apresenta estudo de casos (com resolução de exercícios) e também introduz a modelagem dessas operações.