logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Engenharia de Produção oferta 35 vagas para mestrado, em 2 áreas de concentração

Prédio da Administração do Centro Politécnico - Foto: Marcos Solivan
Setor de Tecnologia recebe inscrição para mestrado. Foto: Marcos Solivan

Trinta e cinco vagas são ofertadas no mestrado em Engenharia de Produção da UFPR. Deste total, 22 são na área em “Tecnologia e Inovação” e 13 na de “Pesquisa Operacional”. Interessados têm prazo até o dia 23 de janeiro de 2015 para se inscreverem no site www.ppgep.ufpr.br e entregarem, no 2º andar do Edifício da Administração/Centro Politécnico, a documentação exigida no edital. Posteriormente, os candidatos com documentação regular, participarão das outras etapas do processo seletivo, que também é composto por prova escrita.

 O coordenador deste Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção, professor Robson Feleme, explica que na área de concentração em Inovação e Tecnologia. Os candidatos poderão optar entre duas linhas de pesquisa: Engenharia da Informação e do Conhecimento ou na de Inovação em Projetos Produtos. Já na segunda área de concentração – Pesquisa Operacional – as linhas de pesquisa são em Métodos da Pesquisa Operacional ou na de Métodos Estatísticos Aplicados à Engenharia.

 Interdisciplinaridade

O professor Seleme destaca, também, que o público-alvo do curso são os graduados em Engenharia e áreas afins (administração, economia, matemática, estatística ou pós-graduados em nível lato sensu nessas áreas). O profissional a ser formado terá o perfil para atuação no processo atual de gestão da produção e automação industrial integrada em que os processos de abertura da economia se refletem num impulso à otimização de suas unidades produtivas. Terá também competências para planejamento, produção e pesquisa, além do domínio das tecnologias básicas (engenharia de produto e de processo).

 O perfil do profissional a ser formado reflete ainda, segundo Seleme, o caráter interdisciplinar do curso, já que os conteúdos e linhas de pesquisa propostos proporcionam uma atuação flexível e abrangente, baseado no entendimento dos sistemas produtivos, no processo de inovação nas organizações e na criação de conhecimento, bem como da integração entre eles. De acordo com o coordenador, o Programa proporciona, ainda, um desenvolvimento e inovação contínuos, e a participação em atividades de projetos de pesquisa.

Por Celsina Favorito

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...