logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Engenharia de Produção em Jandaia do Sul adquire novos softwares para formação de alunos

Softwares permitem simular situações que serão enfrentadas na vida profissional. Fotos: Fábio Schroeder e Rodrigo Lamas

O curso de Engenharia de Produção da UFPR em Jandaia do Sul está investindo em softwares e jogos para propiciar aos alunos uma formação mais próxima da realidade do mercado de trabalho. O material é utilizado especialmente nas disciplinas de  Sistemas de Produção e Programação de Produção, permitindo uma imersão nos problemas e um melhor aprendizado.

“Essa dinâmica de ensino é conhecida como ProblemBased Learning (PBL) e aumenta consideravelmente o aprendizado dos alunos, pois eles antecipam algumas dificuldades enfrentadas na prática profissional e chegam mais bem preparados para atuarem no mercado de trabalho”, afirma o coordenador do curso, professor André Luiz Gazoli de Oliveira.

Além do software OpenERP, foram adquiridos pela Universidade o FlexSim e o LeanBoard Game – programas e jogos de tabuleiro que simulam situações vividas pelos profissionais da engenharia no dia a dia de uma maneira mais prática. Da Universidade Federal de Santa Catarina, foram adquiridos outros jogos educacionais, na área de Planejamento e Controle de Produção.

O FlexSim, um dos programas adquiridos, tem uma interface acessível e poderá ser usado futuramente junto a equipamentos modernos na área de simulação virtual. “O software é intuitivo e facilita o aprendizado dos alunos, ao utilizar a simulação diretamente em 3D e permitir selecionar os itens de simulação no estilo “draganddrop”(clicar e arrastar). Também permite realizar a imersão em Realidade Virtual, a partir do “OculusRift”, que pretendemos adquirir no futuro”, afirma o professor.

O curso de Engenharia de Produção em Jandaia do Sul possui 170 alunos. Os programas e jogos educativos são utilizados a partir do terceiro ano do curso.

 

pt_BRPortuguese