logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Engenharia de Alimentos encerra hoje,sexta-feira (14), inscrição para o mestrado e doutorado

Prédio da Administração do Centro Politécnico - Foto: Marcos Solivan
Setor de Tecnologia, recebe inscrição para pós em Engenharia de Alimentos. Foto: Marcos Solivan

Hoje, sexta-feira (14), encerra o prazo para que interessados nas 21 vagas ofertadas pelo Programa de Pós-Graduação em  Engenharia de Alimentos façam suas inscrições. Vinte e dois candidatos serão selecionados  – 6 vagas estão abertas no mestrado – e 16, no doutorado. Para se habilitarem, estudantes e profissionais devem preencher o formulário disponível no site www.posalim.ufpr.br e entregar a documentação exigida.

A coordenadora do Programa, professora Rosemary Hoffmann Ribani, destaca que os novos pós-graduandos poderão optar entre duas linhas de pesquisa: Engenharia de Processos na Indústria de Alimentos; e Ciência e Tecnologia de Processos e Produtos Alimentícios.

Na primeira, são ofertadas as áreas de atuação em Processos de separação e transformação na indústria de alimentos; Propriedades termodinâmicas de alimentos; Modelagem e otimização de processos alimentícios; e tratamento de Efluentes na Indústria de Alimentos. Na segunda linha de pesquisa as opções de atuação são Desenvolvimento de produtos de origem animal; Desenvolvimento de produtos de origem vegetal; e Qualidade e segurança alimentar.

 Objetivos do Programa

Os objetivos desse Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Alimentos, vinculado ao Setor de Tecnologia da UFPR é desenvolver o ensino e a pesquisa na área, de forma a contribuir para a formação de pessoal qualificado para o magistério superior, para a investigação científica e para a indústria. Mais de 50 doutores e 250 mestres já se formaram no Programa, que tem um corpo docente formado por doutores permanentes/orientadores e vários doutores colaboradores.

A coordenadora do Programa ressalta que a atual estrutura conta com recursos humanos, acadêmicos e laboratoriais adequados, permitindo a continuidade de seus objetivos e possibilitando uma excelente integração regional em consonância às necessidades da comunidade e peculiaridades do Estado do Paraná.

 Jornalista Celsina Favorito

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...