logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Matrículas dos aprovados pelo Sisu ocorrem até esta segunda (02)

Aprovado deve estar atento a horário e local específicos de seu curso
Aprovado deve estar atento a horário e local específicos de seu curso (Imagem: Paulo Henrique Camargo)

As matrículas dos aprovados na UFPR em primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) têm início nesta sexta-feira (30) e seguem durante a próxima segunda-feira (02). Cada curso possui data, horário e local específicos para realização do registro acadêmico. Confira edital com todas as informações, incluindo a documentação necessária.

Os candidatos não aprovados em primeira chamada e que tiverem interesse em constar na Lista de Espera do Sisu para o curso no qual efetuou sua inscrição deverão confirmar a intenção na vaga. O procedimento é feito por meio do site sisu.mec.gov.br no prazo de 26 de janeiro a 06 de fevereiro.

Aprovados

Nesta semana, uma coletiva de imprensa divulgou os números relativos ao aprovados na UFPR por meio do Sisu. O Ministério da Educação (MEC) disponibilizou o resultado na última segunda-feira (26), assim como um balanço final do processo seletivo. Foram 2.791.334 candidatos inscritos – 74.786 apenas na UFPR.

A coletiva contou com a presença de várias autoridades. Imagem: Ana Assunção
Coletiva contou com a presença de várias autoridades (Imagem: Ana Assunção)

Enquanto o curso que recebeu mais inscrições, 4.982, foi direito (noturno), a nota mais alta no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ficou com engenharia civil, atingindo 863,90 pontos – o curso teve 2.827 inscritos, que concorriam a 50 vagas. Em seguida vieram medicina – com 854,60 pontos e 4.555 inscritos para 57 vagas – e engenharia elétrica (noturno), cuja nota mais alta foi 832,92 pontos e contou com 1.949 inscritos disputando 27 vagas.

Na UFPR, as vagas foram distribuídas na proporção de 70% para o processo seletivo da instituição e 30% para o Sisu. De acordo com o coordenador do Núcleo de Concursos, Mauro Belli, depende dos conselhos superiores a decisão manter ou não esta proporção nos próximos anos. “O nosso desejo continua sendo que o vestibular da UFPR atenda à demanda dos estudantes do nosso estado”, explica o reitor em exercício, Rogério Mulinari.

Segundo o MEC, 53% do total de candidatos (1.475.217 inscritos) têm idade entre 18 e 24 anos, sendo que 35% dos concorrentes (985.941) estão na faixa etária de 18 a 20 anos. As mulheres totalizaram 57% dos inscritos.

Por Jéssica Maes e Jaqueline Carrara

Sugestões

Post de Evento
Vai ser publicado um Edital sobre ……
Pré-Vestibular Comunitário da UFPR está com vagas remanescentes abertas
O projeto de extensão “Pré-Vestibular Comunitário”, do setor Palotina da Universidade Federal do Paraná...
Provar 2024: UFPR tem 804 vagas abertas em cursos de graduação, inscrições até 11/08
Esta é a última semana para inscrição de interessados em uma das 804 vagas em cursos de graduação oferecidas...
Mestrado acadêmico em Enfermagem recebe inscrições
O Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná oferece 24 vagas para o curso...