logo_branca_ufpr

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ


UNIVERSIDADE
FEDERAL DO PARANÁ

Transformação de energia térmica em elétrica é tema de discussão na Agrárias, nesta sexta-feira (6)

Foto: Reprodução

O Setor de Ciências Agrárias da UFPR promove amanhã, sexta-feira (6), o 1° Seminário Paranaense de Energia da Biomassa Residual Agrícola. O evento, que será realizado no auditório novo do bloco didático, tem como objetivo estimular a discussão sobre a utilização da biomassa residual da exploração agrícola e florestal para produção de energia elétrica. O Seminário tem como público-alvo estudantes, docentes e profissionais da área.

Segundo o coordenador do Seminário, professor Volnei Pauletti, o evento será aberto com a palestra de Oromar João Bertol, da Emater, que falará sobre “Desafios da utilização de biomassa residual agrícola para produção de energia: manutenção de palha para o sistema plantio direto”. Na sequência, às 9h20, o professor da UFPR, Dimas Agostinho da Silva, vai abordar “Produção de energia através da biomassa: processos e panorama nacional e mundial”. Ainda no período da manhã, às 10h30, Leticia de Pierri, da UFPR, vai proferir palestra sobre “Potencial de produção de energia a partir de biomassa residual da produção de grãos no Paraná”.

Energia térmica em elétrica

Na parte da tarde, a partir das 13h30, Samir de Azevedo Fagundes, da New Holland, proferirá palestra sobre “Máquinas para recolhimento de biomassa agrícola”. Na sequência, o tema que será abordado por Jonas Lippel é “Máquinas de processamento de biomassa agrícola e florestal”; e “Conversão de energia térmica em energia elétrica a partir da biomassa ─ tecnologias disponíveis”.

Dois painéis estão programados no evento: “Energia da biomassa residual da exploração agrícola” e “Energia da biomassa residual da exploração florestal”. Três palestras serão ministradas ao público-alvo de cada um dos painéis. No de exploração agrícola serão sobre o uso da palha de arroz na geração de energia elétrica em Tubarão/SC” e proferidas por Clair Teixeira de Souza (Plantar Agronomia; uso da cana-de-açúcar na geração de energia elétrica (Pedra Agroindustrial S/A) e a terceira palestra abordará a produção e uso de briquetes de resíduos do beneficiamento de grão em Ponta Grossa/PR (Cooperativa Batavo).

Para os participantes do segundo painel ─ exploração florestal ─ estão programadas as palestras sobre uso de resíduo de colheita de pinus para cogeração de energia e será proferida por Paulo Levek (Sólida Brasil); reaproveitamento das cinzas de caldeira da queima de resíduos da colheita florestal (Iguaçu Celulose) e produção e uso de briquetes de resíduos da indústria madeireira e terá como palestrante Erickson Melluns Kemer (Brinquepar). Na sequência, os participantes terão espaço para perguntas, em seguida a realização  da cerimônia de encerramento às 18h10.

Celsina Favorito

Sugestões

Progepe lança atividade de saúde e longevidade para aposentados
Aposentadoria nunca foi sinônimo de inatividade. Pensando na qualidade de vida dos servidores aposentados,...
Ciência UFPR: Molécula-ímã tem potencial para revelar a bioquímica por trás de doenças
Desenvolvido na UFPR por parceria internacional, magneto molecular Dy(pn)Cl pode ajudar a investigar...
“A SBPC é a marca de que o Brasil acredita e produz ciência da mais alta qualidade”, diz ministra do MCTI
Entre 23 e 29 de julho, aconteceu na Universidade Federal do Paraná (UFPR) a 75ª Reunião Anual da Sociedade...
Série sobre a ciência produzida nas Universidades brasileiras estreia na TV Brasil
A série “Cientistas do Brasil” é uma produção que mostra a ciência produzida por pesquisadores das Instituições...